O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou, nesta sexta-feira (19), a abertura de mais 30 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no Hospital Delphina Aziz, referência para o tratamento de pacientes com Covid-19. Durante transmissão ao vivo exibida pelas redes sociais oficiais do Governo do Amazonas, Wilson Lima ressaltou a ampliação da rede hospitalar exclusiva para o atendimento de pessoas acometidas pelo novo coronavírus.

“Com esse nosso Plano de Contingência nós saímos, no mês de outubro, de 457 leitos para 1.435, e todos esses exclusivos para a Covid. Nós aumentamos, só de leitos clínicos são 1.039, e 396 leitos de UTI. E, na semana que vem, vamos abrir mais 30 leitos de UTI no Hospital Delphina Aziz, na zona norte”, anunciou o governador.

O titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Marcellus Campêlo, detalhou a ampliação de leitos da rede de assistência.

“Nós saímos, no momento em que nós estabelecemos no nosso Plano de Contingência, de 312 leitos iniciais para, na fase atual, 1.039 leitos clínicos, mostrando o crescimento da nossa rede de atendimento para o combate à Covid-19. E, nos leitos de UTI, nós saímos de 130 em toda a rede para combate à Covid-19 e teremos, a partir da semana que vem, mais 30 leitos no Delphina Aziz, o que vai perfazer 426 leitos de UTI em toda a nossa rede, para o atendimento a pacientes com Covid-19”, observou Campêlo.