Home Cidade 50 UBSs de Manaus oferecerão diversos serviços aos sábados sem precisar de agendamento

50 UBSs de Manaus oferecerão diversos serviços aos sábados sem precisar de agendamento

4 min ler
0
0
151

Durante todo o mês de Agosto, cerca de 50 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus vão disponibilizar vacinas, exames e consultas aos sábados. O “Sabadão da Saúde” irá ampliar a rede de atendimento básico à população.

Os serviços terão como público-alvo as pessoas com confirmação ou suspeita de hipertensão e diabetes, mulheres grávidas, mulheres em idade de realização do exame preventivo do câncer do colo do útero e crianças de 0 a 14 anos que precisam atualizar a caderneta de vacinação.

Serviços

As vacinas do calendário infantil para as crianças de 0 a 14 anos, que estiverem na idade certa para se vacinar ou que estiverem em atraso com uma das vacinas devem ser levados aos locais de atendimento. O chamado vale especialmente para as crianças menores de 1 ano em atraso com as vacinas contra a poliomielite e a pentavalente, ambas aplicadas aos dois, quatro e seis meses de vida.

Para as pessoas que têm confirmação ou suspeita de hipertensão ou diabetes, serão oferecidas consultas, aferição de pressão, realização do exame de hemoglobina glicada, renovação da receita e dispensação de medicamentos. Quem está nessa condição e não fez nenhuma avaliação médica nos últimos quatro meses deve procurar uma das unidades em funcionamento, levando receitas e exames anteriores, se possível.

Para as mulheres, em especial, serão oferecidos dois serviços: consultas de pré-natal, a partir de um mês de gestação, para as grávidas que ainda não iniciaram ou estão em falta com uma das seis consultas exigidas para o pré-natal completo; e coleta de exame preventivo para as mulheres que têm entre 25 e 64 anos.

Para ser atendido em uma das unidades do “Sabadão da Saúde”, o usuário deve apresentar documento de identificação com foto e CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS).

A relação das unidades abertas durante as quatro edições do “Sabadão” pode ser consultada a cada semana no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) e nas redes sociais da Secretaria (@semsamanaus, no Instagram e Semsa Manaus, no facebook).

Carregue mais por Marcia Passos
Carregue mais em Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Verifique também

‘Casinhas’ de saúde estarão abertas para vacinação de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Manaus está abrindo a vacinação nas unidades de saúde de pequeno porte, co…