Com o anúncio do retorno da tradicional procissão na sexta-feira santa, a partir das 15h, a Arquidiocese de Manaus partir das 15h, convida os fiéis católicos a celebrarem os passos de Jesus, rumo ao calvário, percorrendo as ruas de bairros e do Centro de Manaus.
De acordo com o Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, o retorno das atividades em grande público é expressão da fé, e afirma que o uso de máscaras continua a ser necessário nas igrejas.
Na sexta-feira, às 7h, a procissão sairá da Catedral para o Santuário de Fátima, na Praça 14 de Janeiro. À tarde, a partir das 15h, será a celebração da Paixão do Senhor. Neste ano, ainda, devido a pandemia, o beijo na cruz será simbólico e os fiéis irão apenas contemplar o crucifixo.
Após esse momento, acontecerá a Procissão do Senhor Morto, com as imagens da Via Sacra, junto com a imagem do corpo de Jesus, saindo da Catedral de Fátima em direção a Catedral Metropolitana de Manaus, que é a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, onde haverá a grande celebração.
De acordo com o pároco da Matriz, padre Hudson Ribeiro, na quinta-feira haverá a “Missa do Crisma”, onde serão abençoados os “Santos Óleos” como batismo, o do enfermo para os doentes, e o do crisma. Após a celebração, os óleos são levados pelos padres para suas respectivas paróquias e áreas missionárias.
Ainda na quinta-feira, ocorrerá a Missa da Ceia do Senhor com o Ato do Lava Pés, com o propósito de lembrar a cena de Jesus lavando os pés dos discípulos e a última ceia. Em seguida da missa, a Igreja se reúne em vigília ao Santíssimo Sacramento, Jesus na Sagrada Eucaristia fica exposto para adoração.
No sábado, acontecerá a chamada vigília pascal, com a renovação das promessas batismais e o rito do fogo, que dá início a vigília. Este momento acontece na área externa da igreja, onde o círio pascal é acendido numa fogueira, e após ser aceso, acende a vela dos fiéis.
No domingo, será celebrada a Missa de Páscoa, quando para os católicos, Jesus está vivo e entre os seus.
Aos que não puderem estar presentes, podem acompanhar a programação de Semana Santa pelas redes sociais da Arquidiocese de Manaus e Rádio Rio Mar, além das transmissões pela rádio 103,5 FM e Castanho 103,3 FM.
Foto: Divulgação