Oito organizadas do Grêmio e do Internacional foram suspensas por 90 dias devido as brigas protagonizadas nos Gre-Nais no Campeonato Gaúcho. A decisão foi tomada juiz Marco Aurélio Martins Xavier, do Juizado do Torcedor e Grandes Eventos (JTGE), do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (18).
Pelo lado do Colorado, as torcidas Super Fico, Nação Independente, Força Feminina e Camisa 12 foram afetadas. Já no Tricolor, Geral do Grêmio, Torcida Jovem, Garra Tricolor e Rasta do Grêmio foram punidas.
No clássico da primeira fase do Gaúcho, no Beira-Rio, vencido pelo Inter por 1 a 0, os grupos foram apontados por manifestar cânticos racistas em direção aos rivais. As punições que envolve as torcidas coloradas é sobre o arremesso de rojões e sinalizadores a gremistas, no segundo jogo da semifinal do estadual.
De acordo com Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, os integrantes das torcidas organizadas podem ingressar nos estádio e em outros locais. Por outro lado, a decisão impede a participação das organizadas nos estádios “ostentando faixas, camisas, instrumentos musicais e qualquer sinal que as identifique” pelo prazo de 90 dias. Os setores normalmente utilizados pelas torcidas também não poderão ser ocupados por elas.
Foto: Divulgação / Lucas Uebel / Grêmio