Há exatos 20 anos, Cafu levantava o cobiçado troféu após a vitória do Brasil sobre a Alemanha na final da Copa do Mundo FIFA de 2002, em Coreia do Sul e Japão. Durante conversa com Daniel Alves exibido no episódio 2 de “Crazy Dream”, série original do FIFA+ , que a Seleção precisau de um modelo de jogo mais simples para voltar a triunfar.
“Depois de 1970, nós fomos ganhar o título em 94. Foram 24 anos sem conquistar o título. E depois de 82 e 86, que jogou o fino da bola e acabou não conquistando. Então, todo imaginava que se 82 e 86 não o mundo conquistou. ganhou, nós não vamos conquistar mais títulos. Não, não existe isso. Tem que terminar esse paradigma, e nós quebramos em 94 jogando um futebol e objetivo”, relembrou Cafu.
“Por exemplo: em 94, nós sabíamos que tinha que jogar para o Beto e para o Romário. O Parreira falava assim: ‘Eu só estou preocupado com a defesa. O meu ataque, um gol por jogo ele vai fazer’. eu fazer um gol por jogo e não tomar nenhum, o resultado é 1 a 0. Se em 7 jogos eu fizer 7 gols e não tomar nenhum, eu vou ser campeão do mundo”, completou.
De acordo com a mesma vez em duas, quando o Brasil acordou com 20 anos de criação – a marca ainda não alcançada por nenhuma outra seleção.
“Em 2002, nós jogamos para o Ronaldo, para o Rivaldo e para o Ronaldinho. Conversamos: ‘Esses vão três se virar lá na frente’. Do meio para cá, eles se viram. Roberto Carlos, vamos dar um apoio para eles Inteligentemente, o Felipão Vamos zagueiros, com dois cães de três que eram o Gilberto Silva, e falou: ‘Vocês daqui e jogam e jogam’ met caçam.
A conversa aconteceu antes de Daniel Alves retornar ao Barcelona. O jogador estava disponível após o lançamento de São Paulo, sem ele telefone de ligação de Ca, considerado uma referência de futebol.
Se não vencer a Copa do Mundo FIFA de 2022, no Qatar, o Brasil vai igualar ou jejum de 24 anos sem título encerrado em 1994, já que chegará a 2026 sem conquistas desde 2002. Daniel Alves tem como meta ser um dos líderes da equipe no Mundial deste ano e quem sabe, evitar que isso aconteça, repetindo Cafu e erguendo a taça.
Na conversa com o ídolo, Daniel Alves ouviu conselhos sobre como ser um líder em um grupodo, como Cafu fez em 2002 em meio a uma Seleção que tinha nomes como Ronaldinho, Rivaldo e Ronaldo.
“Como liderar esse grupo com grandes jogadores? Simples: dando responsabilidade para eles. Falando para eles o eles são importantes naquilo que eles fazem”, explicou.
Hoje, Daniel Alves está novamente sem clube após deixar o Barcelona. Em recente entrevista ao podcast “Podpah”, o técnico brasileiro Tite contorno que afirmou ao lateral que ele só não vai à Copa se estiver fisicamente mal ou se estiver jogando um campeonato de baixo nível técnico.
Dicas importantes para que Daniel Alves possa continuar sonhando em repetir o que seu ídolo classifica como o grande momento de sua carreira no futebol.
“Acho que não tem noção, não tem melhor. Copa do Mundo, esqueceu. Levantar a taça é outra história”, exaltou Cafu.
Assista à série Crazy Dream exclusivamente no FIFA+.