Em nossa contagem regressiva para o grande evento do futebol, que começará no dia 20 de novembro, estamos relembrando 11 grandes momentos da história do torneio. Todos os jogadores da seleção brasileira são cercados de grandes expectativas. E a estrela do time, trajando a lendária e aclamada camisa 10, tende a carregar um peso a mais sobre seus ombros.
Some a isso as enormes doses de esperança que acompanham uma seleção jogando uma Copa do Mundo em casa, e é fácil imaginar o que Neymar – com apenas 22 anos de idade – estava sentindo quando se tornou o principal nome de um país obcecado por futebol, em 2014.
“Eles dizem que estou sob pressão por ser o principal jogador da seleção. Mas eu não estou sob pressão, estou feliz”, disse Neymar, pouco antes do jogo de abertura do Mundial de 2014, na Arena Corinthians, contra a Croácia.
“Eu sempre fiz as coisas do meu jeito. A imprensa me acompanha desde quando eu tinha 13 anos, dizendo que eu seria o ‘novo Robinho’. Mas sou uma pessoa que não se preodcupa muito com isso.”
Usar a camisa mais importante da seleção canarinho, que foi imortalizada por Pelé, não traria mais desafios para Neymar. “É um sonho desde quando eu era mais novo, e hoje está diante de mim. Sou o camisa 10 da seleção e vou jogar a Copa do Mundo em meu próprio país. Não vejo como pressão. Isso me dá orgulho e felicidade para entrar em campo.”
Eram sentimentos encorajadores, mas falar é fácil. O Brasil, e todo o mundo que o acompanhava, queria ver se Neymar atuaria com aquela alegria e liberdade. E se levaria seu time à vitória.
Depois que a Croácia abriu o placar aos 11 minutos do primeiro tempo, com um gol contra do lateral Marcelo, a pressão aumentou ainda mais. Foi o momento que a seleção mais precisou de seu futebol, e Neymar apareceu na hora certa para igualar o placar 18 minutos mais tarde, com um chute rasteiro de pé esquerdo de fora da área.
Os nervos se acalmaram no segundo tempo, quando Neymar anotou o gol da virada em uma cobrança de pênalti, antes de o placar ser fechado por Oscar.
Mais tarde, Neymar diria que sua estreia em uma Copa do Mundo foi “mais do que imaginei ou sonhei”. E apesar de uma lesão nas costas tê-lo impedido de levar o Brasil ao título em casa, a estrela da seleção se confirmou como um jogador preparado para os grandes momentos.