A bagagem extra de 5,5 toneladas da seleção brasileira para a Copa do Mundo do Catar inclui mais do que uniformes, e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está cuidando dos últimos preparativos, vai despachar junto com todos os outros itens 30 kg de farinha de mandioca
“A gente vai levar só farinha de mandioca e o Jaime [Maciel, chefe da Seleção] está estudando levar alguns temperos também, mas é basicamente mandioca”, diz Hamilton Correia, analista de logística da seleção.
Apesar do peso, a bagem organizada para o Catar é inferior à da viagem para a disputa na Rússia, em 2018. Para a jornada no leste europeu foram necessárias 7 toneladas dos mais diversos itens. Um dos principais fatores que contribuem para diminuição nas malas é a ausência de agasalhos e uniformes para o frio. Na sede do Mundial, as temperaturas variam entre 15º e 30º graus durante o dia.
O planejamento da CBF prevê três kits de uniformes para cada atleta: para treinos, concentração e jogos. Cerca de 700 camisas amarelas e 230 azuis foram separadas. Também estão na lista: boné, calças, agasalhos, meiões e shorts.
O pontapé inicial para a Seleção Brasileira na Copa do Mundo será em 24 de novembro, às 16h, contra a Sérvia. Na sequência, o esquadrão verde-amarelo encara a Suíça em 28 de novembro e fecha a fase de grupos quatro dias depois, diante de Camarões.
Itens na bagagem brasileira
» aparelhos de ultrassom
» câmara hiperbárica
» aparelhos de laser para fisioterapia
» seis macas
» botas de gelo
» massageadores
» rolinhos de fisioterapia
» duas mil travas de chuteira
» alargador de chuteira
» 700 camisas amarelas
» 230 camisas azuis
» 30 bolas de jogo (parte delas entregues pela Fifa, com tecnologia de chip)
» 30 kg de farinha de mandioca
» máquina de café
» impressoras
» máquina de grafar nomes na camisa
» 92 itens de medicamentos, entre antibióticos, analgésicos e muitos outros
» 134 insumos, tais quais seringas, bandagens, esparadrapos
» fitas adesivas para marcação de campo
» pratos de marcação de campo
» estacas para marcação de campo
Foto: Felipe Rosa/Embrapa