O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) realizou, nesta segunda-feira (12), a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos em outubro deste ano. A cerimônia aconteceu no auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, no prédio anexo ao Tribunal de Justiça do Amazonas, no Aleixo, na Zona Centro-Sul. Autoridades e familiares dos eleitos participaram do evento.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Neste caso foram diplomados o governador reeleito, Wilson Lima, e o vice-governador Tadeu de Souza; o senador reeleito, Omar Aziz, além de oito deputados federais e 24 deputados estaduais.
A solenidade foi conduzida pelo presidente do TRE-AM, desembargador Jorge Lins e contou com a presença dos membros da Corte Eleitoral, representantes do Tribunal de Justiça do Estado (TJAM), do Ministério Público (MPAM), Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), do governador Wilson Lima, do prefeito de Manaus, David Almeida, e dos familiares dos eleitos.
Em seu discurso, Jorge Lins destacou a lisura do processo eleitoral deste ano, lembrando que o pleito ocorreu de forma segura e transparente, e que os eleitores amazonenses compareceram às urnas para exercerem sua cidadania. Ele também agradeceu a todos os servidores e colaboradores que não mediram esforços para garantir o pleno andamento do processo eleitoral no estado.
“Todos os envolvidos, servidores, colaboradores devem se orgulhar do trabalho realizado, pois ele foi fundamental para a concretização da democracia brasileira, em especial no Amazonas, onde as distancias são desafiadoras e mesmo assim, mais de 2 milhões de eleitores compareceram às urnas e exerceram seu direito ao voto de forma pacífica e ordeira”, disse Lins.
“Mais que uma formalidade prevista em lei, a diplomação dos eleitos reflete o término do processo de escolha democrática dos candidatos, por parte de nossa população. Dos mais de 600 candidatos aptos, chegamos aos nomes dos diplomados e diplomadas aqui presentes e a estes faço votos de que tenham sabedoria para enfrentar as dificuldades que enfrentarão no exercício de seus cargos”, complementou.
O governador Wilson Lima falou em nome dos eleitos. Emocionado, ele renovou o seu compromisso com a população e agradeceu pela recondução ao cargo. “É com uma enorme alegria e satisfação que estou aqui hoje, revivendo o momento que vivi há quatro, e embora o momento seja parecido, hoje eu sou um homem diferente. Agradeço ao povo amazonense pela confiança e parabenizo a Justiça Eleitoral pelo trabalho realizado até aqui”, comentou.
Os candidatos que foram eleitos como suplentes devem receber os seus diplomas na sede do TRE-AM após o recesso forense.
Veja a lista dos diplomados:
Wilson Miranda Lima, reeleito para governador do Amazonas
Tadeu de Souza, eleito para vice–governador
Omar José Abdel Aziz, reeleito para senador
Deputados Federais
Amom Mandel Lins Filho
Alberto Barros Cavalcante Neto
Saulo Velame Vianna
Silas Câmara
Átila Sidney Lins de Albuquerque
Sidney Ricardo de Oliveira Leite
Adail José Figueiredo Pinheiro
Fausto Vieira dos Santos Júnior
Deputados Estaduais
Roberto Maia Cidade Filho
Joana Darc Cordeiro de Lima
Luís Felipe Silva de Souza
Alessandra Campelo da Silva
Abdala Habib Fraxe Júnior
João Luiz Almeida da Silva
George Augusto Monteiros Lins de Albuquerque
Sinésio da Silva Campos
Carlos Eduardo Bessa de Sá
Cristiano da Silva Dangelo
Alcimar Maciel Pereira
Daniel Djudá Pereira de Almeida
Mayara Benita Alves Dias
Débora Salgueiro de Menezes
Jorge Thiago Carvalho Abrahim
Mayara Monique Figueiredo Pinheiro Reis
Francisco do Nascimento Gomes
Adjuto Rodrigues Afonso
Péricles Rodrigues do Nascimento
Maurício Wilker de Azevedo Barreto
Mário César Rodrigues Balduíno
Dan Câmara
Ednailson Leite Rozenha
Wanderley Caldeira Monteiro