A cada dia, mais pessoas têm utilizado esse recurso e, apesar da facilidade da qual ele dispõe, é necessário certo cuidado. Pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) mostrou que o cartão por aproximação tem se tornado muito popular no Brasil.
Afinal, a facilidade e a comodidade de que dispõe é, de fato, atraente, visto que basta que o cliente o encoste (mais especificamente, o chip do cartão) nas maquininhas para que possa realizar seus pagamentos.
A porcentagem de pessoas que usavam o recurso era, em 2021, de 3,9%, contudo, em um ano esse número mais do que triplicou. Isso porque, em setembro de 2022, cresceu para 37,7%.
O esperado é que, para o fim de 2022, o número ultrapasse os 50%.
Apesar da comodidade evidente, tal recurso pode ser perigoso. Portanto, para que faça uso desse ótimo recurso com segurança, confira algumas dicas fundamentais:
Diminua o seu limite de transações
A maior parte dos cartões tem a possibilidade de regular o seu limite, dando aos usuários a possibilidade de definir os valores que pretendem gastar por meio da modalidade de aproximação do cartão.
Por exemplo, é possível exigir a solicitação de senha para compras acima de R$ 100. Logo, caso seu cartão seja furtado, os criminosos não poderão roubar-lhe altos valores.
Nunca deixe de dar atenção ao valor da compra
No momento que você usa o cartão, é necessário tomar o cuidado de verificar o valor na maquininha, para confirmar que condiz com o da compra.
É comum que as pessoas façam uso desse recurso sem verificar o valor que se encontra presente na maquininha. Graças a isso, é comum que pessoas caiam em muitas fraudes. Portanto, olhos abertos!
E aí, curtiu essas ótimas dicas para evitar golpes em razão de pagamentos feitos com cartão via aproximação? Compartilhe sua opinião com a gente logo abaixo, nos comentários.
Por fim, fique sempre ligado nas próximas dicas aqui do Multiverso Notícias. Ah, e não se esqueça de compartilhar esse post com seus amigos e familiares!
*Com informações do R7*