Centenas de pessoas se reuniram neste domingo, 11 de dezembro, na CONMEBOL Tree Of Dreams em Doha, Catar, para prestar homenagem a Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelé, o único jogador da história do futebol a conquistar três títulos mundiais.
É em homenagem a este fato inédito que a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) propõe à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a troca de três das cinco estrelas mundiais no peito de sua camisa por três corações, em reconhecimento a Pelé, que nasceu há 82 anos na cidade de Três Corações, Minas Gerais.
“A CONMEBOL propõe à CBF que Pelé viva sempre na camisa de todos nós que amamos o futebol, que troque três de suas cinco estrelas por três corações, para que todos saibam que, embora não tenha sido o único arquiteto dos três campeonatos mundiais, pois o futebol é um esporte coletivo, foi com ele que nasceu o ‘jogo bonito’”, manifestou o presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez.
“Queremos fazer este reconhecimento em nome de onde o Pelé nasceu, de onde nasceu o futebol e o ‘jogo bonito’, dos países que compõem a CONMEBOL”. Ele é uma estrela que já vive no coração de todos nós. Força e longa vida ao rei”.enfatizou o presidente ao apresentar a camiseta comemorativa que será entregue ao ‘Rei’ e exibida na CONMEBOL Tree Of Dreams.
Outro foco central do evento foi a mensagem de incentivo e força para Pelé, que está internado no Hospital Albert Einstein em São Paulo desde 29 de novembro, onde está se recuperando satisfatoriamente de uma infecção pulmonar, de acordo com os médicos.
“Estamos do lado dele nesta partida que ele está jogando. É o momento certo para homenageá-lo novamente e para que saiba que continuará morando no coração de todos que amam o futebol. Nosso trabalho é para que as pessoas continuem a conhecer e amar Pelé”, declarou Dominguez.
Deu sentido ao número 10
“Pelé foi uma fonte de inspiração porque com ele nasceu o número ’10’. A verdadeira camisa do craque, do ídolo, da estrela, do superdotado. A partir dele se torna uma fonte de inspiração, mas Pelé é incomparável”, disse o presidente Dominguez.
O brasileiro Fernando Sarney, representante da CONMEBOL junto à FIFA, também deu algumas palavras de afeto ao seu compatriota Pelé.
“Muito emocionante esta homenagem neste momento, enquanto se joga uma Copa do Mundo, o torneio que fez dele o Rei do futebol”. Pelé é uma inspiração, um exemplo e o símbolo do meu país, o Brasil”, comentou.
Finalmente, o outrora jogador argentino Javier Zanetti também dedicou algumas palavras emotivas a Pelé.
“É um orgulho e uma honra estar na homenagem a Pelé”. Foi uma inspiração para todos nós que amamos o futebol. Tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e o que ele transmite foi motivo de orgulho. Ele nunca dividiu, sempre uniu. E dá aqueles valores que o futebol tem que transmitir. Como argentino, sempre o admirei por seu comportamento dentro e fora do campo. Desejo a Pelé e sua família muita força, pois precisamos que continue conosco”, assegurou ‘Pupi’.
Esta homenagem se une a outras já celebradas pela CONMEBOL, como a bola pintada pela artista plástica Lilian Cantero, em seu espaço em Doha. Catar, que continua fazendo muito sucesso com aproximadamente 90 mil visitas até o momento.