A Microsoft notificou os funcionários nesta quarta-feira (18) que cortará 10 mil funcionários, ou menos de 5% de sua força de trabalho, ao se juntar a outras grandes empresas de tecnologia na redução de funcionários após anos de crescimento. A empresa também está assumindo um encargo de US$ 1,2 bilhão no segundo trimestre fiscal, o que resultará em um impacto negativo de 12 centavos no lucro ajustado por ação.
A Microsoft se junta a uma lista crescente de grandes empresas de tecnologia que recentemente cortaram funcionários, uma lista que inclui Amazon, Meta, Salesforce, Twitter e Snap, entre outros. Os cortes ocorrem “em resposta às condições macroeconômicas e às mudanças nas prioridades dos clientes”, divulgou o CEO da empresa, Satya Nadella, em comunicado aos funcionários na quarta-feira.
A Microsoft informou que as demissões afetariam cerca de 5% de sua força de trabalho, com algumas notificações ocorrendo já na quarta-feira. Os trabalhadores demitidos receberão aviso prévio de 60 dias, seis meses de cobertura de saúde e aquisição de ações e “indenização acima do mercado”, disse a Microsoft. A empresa disse que também fará alterações em seu portfólio de hardware e consolidará seus escritórios alugados. A Microsoft tem 220.000 funcionários em todo o mundo, de acordo com seu site.