sábado - 07 junho 2025
logo-2023
  • HOME
  • Política
  • Boletim de Ocorrência
  • Cidades
  • Estado
  • Esportes
  • Brasil
  • MASKATE NEWS
    • Aldeia Global
    • Comércio
    • Fala Sério
    • Mundo
  • TV MASKATE
    • PROGRAMA MASKATE NEWS
    • PROGRAMAS
  • BBB25
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • HOME
  • Política
  • Boletim de Ocorrência
  • Cidades
  • Estado
  • Esportes
  • Brasil
  • MASKATE NEWS
    • Aldeia Global
    • Comércio
    • Fala Sério
    • Mundo
  • TV MASKATE
    • PROGRAMA MASKATE NEWS
    • PROGRAMAS
  • BBB25
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Home Cultura

Confira onde curtir o Carnaval de Manaus

8 de fevereiro de 2023
em Cultura, Manchete
Tempo de leitura:5 Minutos lidos
Confira onde curtir o Carnaval de Manaus
facebookTwitterWhatsapp

Separa a fantasia, prepara o glitter e a purpurina que o carnaval já começou, alguns bloquinhos, bandas e desfiles de escola de samba já tem data confirmada, então preparamos um roteiro com os melhores locais para curtir a folia momesca. Nesta semana já tem muito lugar para curtir e levar toda a família.

Ensaio show

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Dragões do Império realiza nesta quarta-feira (8), o ensaio show com a presença de todos os segmentos. O evento é aberto ao público e acontece na rua Dr. Edson Stanislau Afonso a partir das 20h.

 

“Carnaval do Povão”. 

Com a proposta de apresentar uma festa alternativa para evolução dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo de Acesso de Manaus e demais Agremiações Culturais, a capital amazonense recebe a primeira edição do ‘Carnaval do Povão’ nos dias 9 a 12 de fevereiro.

Uma passarela do samba foi montada na Praça Mindu Norte, na Alameda Alphaville, Novo Aleixo, zona Norte de Manaus. O novo espaço recebe o Grupo Experimental do Carnaval de Manaus. No dia 9 de fevereiro, há desfile de blocos e, dia 10, é a vez das escolas de samba experimentais Amor, União Leste, Mocidade da União, Império do Cajual e Acadêmicos do Rio Negro. Os desfiles iniciam às 20h e a entrada é gratuita. A escola experimental vencedora ganhará uma vaga no grupo de acesso B das escolas de samba de Manaus.

Outro destaque na programação é o Esquenta do Carnaboi, bem como, a data de realização da festa tradicional que celebra o ritmo do boi-bumbá. A abertura do Esquenta será no dia 12 de fevereiro, às 19h, na praça Mindu Norte. Mais de 30 atrações musicais se apresentam, levando para o público, um repertório de toadas de sucesso. Do dia 13 a 22 de fevereiro, a festa passa a acontecer no parque Largo do Mestre Chico, na Praça 14 Janeiro, zona sul de Manaus.

 

Concurso de Fantasias e Melhor Máscara

Neste ano, o tradicional concurso acontece no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA) – antiga Bola da Suframa, rua Silves, Distrito Industrial. A programação segue dividida em dois dias: 12 de fevereiro, às 17h, acontece o Concurso de Fantasias Infantil e no dia 19, às 18h, é a vez do Concurso de Fantasias Adulto e Máscaras.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a data dos respectivos concursos, entre 8h e 15h, no portal da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (https://bit.ly/credenciamentos2023). Os prêmios variam de R$ 400 (quatrocentos reais) a R$ 7.000 (sete mil reais) e serão contemplados os três primeiros colocados de cada categoria nas modalidades Adulto, Infantil, Melhor Idade e Mestre-Sala e Porta Bandeira. Na modalidade Melhor Máscara, apenas o primeiro lugar nas duas categorias.

 

Bandas e blocos

Até meados do mês de março, blocos de rua e bandas de Carnaval seguem levando muito samba e alegria aos foliões em todas as regiões da cidade e em várias cidades do interior. O apoio do estado, com atrações musicais e suporte às bandas inscritas no edital – que foi disponibilizado no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) – irá beneficiar 3,9 mil artistas de fazedores de cultura da capital e dos municípios.

O Bloco das Piranhas e a Banda do Galo que, tradicionalmente, arrastam multidões, serão realizados no Sambódromo, nos dias 19 e 21 de fevereiro, respectivamente.

 

Ensaios e desfiles

Banda do Boulevard. Foto: Ingrid Anne/ Manauscult

Para que o público tenha uma prévia dos desfiles e os componentes das agremiações possam alinhar os últimos detalhes, os ensaios técnicos abertos ao público, serão realizados no Sambódromo. No dia 12 de fevereiro, ensaiam as escolas do Grupo de Acesso A e B. Nos dias 13 e 14, é a vez do Grupo Especial. Os ensaios iniciam às 20h.

Uma das atrações mais aguardadas pelo público são os desfiles das escolas de samba, que acontecem entre os dias 16 e 19 de fevereiro, a partir das 20h, também, no centro de convenções.

Na primeira noite, se apresentam as escolas do Grupo de Acesso B: Leões do Barão Açú, Gaviões do Parque 10, Meninos Levados, Império do Mauá, Legião de Bambas, Mocidade Independente de Ipixuna, Unidos do Coophasa, Unidos da Cidade Nova e Balaku Blaku.

No dia 17, as escolas do Grupo de Acesso A: Mocidade Independente da Raiz, Império do Hawaí, Beija Flor do Norte, Acadêmicos da Cidade Alta, Sem Compromisso, Presidente Vargas, Dragões do Império, Tradição Leste e Mocidade Independente do Coroado.

E as oito agremiações do Grupo Especial, defendem seus enredos e cores na última noite de festa, 18 de fevereiro. São elas: Vila da Barra, Primos da Ilha, Andanças de Ciganos, Reino Unido da Liberdade, Mocidade Independente de Aparecida, A Grande Família, Unidos do Alvorada e Vitória Régia.

 

Programação para a criançada

O Shopping Ponta Negra em clima de Carnaval a partir deste sábado (11) até o dia 21 de fevereiro, com uma programação especial e gratuita voltada para todas as idades.

Também de 18 a 21.02, a partir das 19h, acontece um bailinho com concurso de fantasias. As três melhores fantasias serão escolhidas por um júri e receberão prêmios.

Nos dias 12, 18, 19 e 20 de fevereiro, sempre a partir das 15h, o mini trio elétrico estará espalhando alegria pelos corredores do shopping. No repertório, marchinhas de carnaval, cantigas de roda, sambas de enredo e sucessos da MPB em ritmo carnavalesco

 

 “Bailinho de Carnaval Kids”

O Amazonas Shopping já se prepara para a folia carnavalesca. Nos dias 18 e 19 deste mês, acontece o tradicional “Bailinho de Carnaval Kids”, que terá uma extensa programação para a diversão das famílias.

O “Bailinho Kids” será realizado na Praça de Eventos Rio Solimões, no primeiro piso, a partir das 16h. A entrada é gratuita. A estrutura contará com palco em formato de trio elétrico, espaço para oficinas artísticas, cabine de fotos, além de carrinhos de guloseimas das marcas Fini e Pipoca Americana. O evento conta com o apoio da Voiké.

A gerente de Marketing do Amazonas Shopping, Ivanna Passos, ressalta que o evento já é tradição, aguardado com expectativa pelas famílias. “É sempre um momento de grande festa, em que vestem a fantasia e se jogam na folia”, destacou. Ivanna Passos diz que a programação está sendo preparada para garantir conforto e diversão de todos.

A programação do “Bailinho Kids” inicia às 16h, nos dois dias, com oficinas artísticas. Em seguida, tem apresentação musical com a banda Brincando no Ateliê, que promete colocar todos para dançar ao som das tradicionais marchinhas de Carnaval.

A partir das 18h30 acontece o concurso para escolha da melhor fantasia do baile. “Os pais podem usar toda a criatividade”, explicou a gerente Ivanna Passos. A programação da festa segue até 20h, com muita música e oficinas artísticas.

 

Desfiles de escolas de samba

Foto: Alex Pazuello/Semcom

As apresentações oficiais no Sambódromo iniciam no dia 16 de fevereiro, com as escolas de samba do Grupo de Acesso B: Unidos da Coophasa, Unidos da Cidade Nova, Legião de Bambas, Mocidade de Ipixuna, Meninos Levados, Império do Mauá, Leões do Barão Açú, Balaku Blaku e Gaviões do Parque 10.

No dia 17 de fevereiro, entram na passarela do samba, as escolas do Grupo de Acesso A: Acadêmicos da Cidade Alta, Beija-flor do Norte, Dragões do Império, Mocidade Independente do Coroado, Mocidade Independente da Raiz, Império do Hawai, Sem Compromisso, Tradição Leste e Presidente Vargas.

No terceiro e último dia, 18 de fevereiro, é a vez das agremiações que compõem o Grupo Especial: Vila da Barra, Unidos do Alvorada, Andanças de Cigano, Reino Unido da Liberdade, Mocidade Independente de Aparecida, A Grande Família, Primos da Ilha e Vitória Régia.

Tags: bandas e blocoscarnavalcarnaval 2023

Relacionado Posts

O tempo passa e a Cracolândia do Centro vai permanecendo

O tempo passa e a Cracolândia do Centro vai permanecendo

7 de junho de 2025

Como acontece na Rua dos Protestantes em São Paulo, onde a Cracolândia não se extingue, muda de local, em Manaus...

Vídeo: Na Ponta Negra, motorista ‘abraça o poste’ e fica preso às ferragens

Vídeo: Na Ponta Negra, motorista ‘abraça o poste’ e fica preso às ferragens

7 de junho de 2025

Na madrugada deste sábado (7), um motorista ficou preso às ferragens após colidir seu carro contra um poste no bairro...

‘Pega tua merenda’: Assaltante leva tapas e murros dentro do T2; veja o vídeo

7 de junho de 2025

Um vídeo da população pegando um assaltante ‘no tapa’ dentro do Terminal 2 (T2), localizado no bairro Cachoeirinha, zona sul...

A CAFETINAGEM DA FLORESTA

A CAFETINAGEM DA FLORESTA

6 de junho de 2025

Reportagem do jornal El País escancarou o que se passa no coração da Amazônia, onde um teatro sujo se repete:...

Jornalista perde os dedos em acidente de moto em Manaus e família pede ajuda para tratamento

Jornalista perde os dedos em acidente de moto em Manaus e família pede ajuda para tratamento

6 de junho de 2025

A família da jornalista Maêdra Pacheco Machado, que atua como produtora em uma emissora local, está pedindo ajuda em uma...

Cirurgiã-dentista acusa coronel de agredi-la por mais de uma década: "deveria me proteger"

Cirurgiã-dentista acusa coronel de agredi-la por 13 anos em Manaus: “deveria me proteger”

5 de junho de 2025

O coronel Marcos Vinicius Poinho Encarnação, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), foi afastado das funções administrativas após sua esposa,...

AS MAIS LIDAS

Veja como ficaram os traficantes que trocaram tiros com a polícia em Manacapuru
Boletim de Ocorrência

Veja como ficaram os traficantes que trocaram tiros com a polícia em Manacapuru

2 de junho de 2025
URGENTE: Vídeo mostra diretor de escola sendo esfaqueado por professor em Manacapuru
Boletim de Ocorrência

URGENTE: Vídeo mostra diretor de escola sendo esfaqueado por professor em Manacapuru

2 de junho de 2025
vulgo 'Bi Perna Podre' é morto com tiros na cabeça após decreto do CV em Manaus
Boletim de Ocorrência

Veja: vulgo ‘Bi Perna Podre’ é morto com tiros na cabeça após decreto do CV em Manaus

30 de maio de 2025
Traficante tenta medir forças com a PC e termina morto no Amazonas
Boletim de Ocorrência

‘Acertaram ele’: Traficante tenta medir forças com a PC e termina morto no Amazonas

2 de junho de 2025
Traficantes de Manaus quebram o braço de homem na paulada e filmam: 'para de gritar'
Boletim de Ocorrência

VEJA: Traficantes de Manaus quebram o braço de homem na paulada e filmam: ‘para de gritar’

30 de maio de 2025

Portal Msktv

  • Lara Golvin
  • maskate.news@msktv.com.br
  • (92) 99404-0333

Maskate News

  • Sthefanny Araújo
  • Diego de la Vega
  • administracao@msktv.com.br
  • (92) 98222-1010

TV Maskate

  • Robson Cunha
  • tvmaskate@msktv.com.br
  • (92) 99337-0777

Diretor Editor

  • Miguel Jorge Mourão
  • diretoria@msktv.com.br
  • (92) 99179-5555
© Copyright • 2025 - MSKTV | Maskate na TV – Propriedade MSKTV COMUNICAÇÃO CNPJ: 46.339.947/0001-22.
plugins premium WordPress
error: Conteúdo protegido contra cópia!
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • 5136 – EDIÇÃO DIGITAL
  • objetos
  • Olha, já!
  • PORTAL DE NOTÍCIAS DO MASKATE
  • PORTAL DE NOTÍCIAS DO MASKATE
  • Regulamento da campanha ‘O Maskate é uma Mãe’
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.