Grande e forte frente fria que avança sobre o Brasil provocando chuva e muita nebulosidade teve reflexos também no centro-sul do Amazonas. Por aqui, na capital, a temperatura caiu para 21°, mas tem municípios do interior do estado que a previsão mínima é de 10°, para está quinta-feira (15), segundo o Clima Tempo.
A previsão é que até às 10h, tenhamos sol com muitas nuvens; a tarde sol, pancadas de chuvas e trovoadas, já no início da noite é previsto pancadas de chuva com trovoadas.
Para o mês de junho, a chuva média é de 173 mm na cidade Manaus. Até o dia 14, já choveu 14 mm no mês de junho, o que representa 8% do que é esperado para o mês.
Na região Norte são previstos volumes de chuva que podem ultrapassar 40 milímetros (mm) em áreas centrais do Amazonas, faixa oeste e nordeste do Pará, Roraima e Amapá.
Em contrapartida, pouca chuva é prevista no Acre, com valores inferiores a 30 mm. Em Rondônia, Tocantins e sul do Pará, haverá predomínio de tempo seco.
O restante das Regiões – Sul e Centro-Oeste, em São Paulo, Rondônia, Acre – tem períodos com sol e pancadas de chuva com raios, que ocorrem principalmente à tarde e à noite.
A nebulosidade desta frente fria avança devagar sobre o sul de Goiás, Triângulo Mineiro, Sul de Minas e centro-sul do Rio De Janeiro.
A forte massa de ar frio de origem polar que veio junto com esta frente fria causa acentuada queda da temperatura em todas estas áreas, mas apenas o Rio Grande do Sul tem temperaturas negativas. Temperaturas abaixo dos 10°C são observadas em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.
Áreas de instabilidade crescem pelo litoral do Nordeste e em parte da Região Norte do Brasil espalhando nuvens carregadas que provocam chuva moderada a forte.