“Golpe do Pix”, “Compra confirmada”, “phishing”, “cara falsa”. Os nomes parecem estranhos, mas se referem a fraudes online cada vez mais comuns no Brasil. No primeiro semestre de 2023, o país já registrou um prejuízo estimado em R$ 392 milhões devido a fraudes eletrônicas, segundo pesquisa.
Um estudo de mercado realizado pela OLX e o AllowMe, plataforma de prevenção à fraude e proteção de identidades digitais, mapeou as principais fraudes aplicadas no Brasil neste ano.
Como são os principais golpes online?
Golpe do Pix
Apesar de não ter sido citado na pesquisa, 15% dos brasileiros já foram vítimas de golpes com Pix. Esse tipo de fraude já atingiu três em cada quatro brasileiros.
Os golpistas costumam entrar em contato por mensagem ou anúncios em redes sociais e oferecem oportunidades de investimento com rendimentos exorbitantes em troca de um Pix para uma conta desconhecida.
Ao conseguirem uma quantia significativa da vítima, cortam contato com ela.
“Investimentos legítimos e sólidos não prometem retornos surrealmente altos em um curto espaço de tempo. A prevenção desse tipo de golpe envolve a pesquisa cuidadosa de qualquer oportunidade de investimento, a verificação das informações do remetente e a desconfiança”, comenta Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina.
O golpe do Pix também envolve o falso pagamento com boletos e ofertas enganosas. Neste caso, hackers tentam convencer as vítimas de que estão fazendo um pagamento legítimo, quando, na verdade, estão transferindo dinheiro diretamente para as mãos dos golpistas.
Os criminosos criam boletos falsos ou apresentam ofertas tentadoras, incluindo descontos especiais, e solicitam o pagamento por meio do Pix, alegando ser o método mais rápido e fácil.
“Para evitar cair nessa armadilha, é fundamental verificar cuidadosamente a origem do boleto ou da oferta. Sempre confirme as informações com fontes confiáveis, como os sites oficiais das empresas ou instituições envolvidas”, diz Assolini.
Compra Confirmada
Liderando o ranking dos golpes mais aplicados no primeiro semestre de 2023, o golpe da Compra Confirmada é uma atualização do antigo golpe do Envelope Vazio, você já conhecia?
Ele funciona assim: o fraudador faz um falso comprovante de depósito com os dados da vítima e o envia por e-mail ou aplicativo de mensagem, fazendo a pessoa acreditar que o valor já foi depositado. A vítima, então, despacha o produto para a entrega.
Quando percebe o golpe, o fraudador já está com o produto e deixa de responder às mensagens.
Para se prevenir de cair no principal golpe online deste ano, especialistas ouvidos pela pesquisa recomendam que o produto só seja entregue após a confirmação do depósito em sua conta bancária.
Também é importante que a conversa com os clientes seja conduzida pelos chats das plataformas, ou seja, evite negociar por aplicativos de mensagens.
Além disso, verifique o domínio do e-mail (xx@nomedaempresa, por exemplo) e verifique sempre o status da negociação no site ou aplicativo da empresa.
Fonte: Terra