Uma forte tempestade de ventos que atingiu Juruá, interior do Amazonas, destelhou quase 100 imóveis nesta sexta-feira (8). Segundo os moradores, a forte ventania começou por volta das 16h e apesar da tempestade só ter durado alguns minutos, os ventos chegaram a cerca de 100 km/h.
Por conta disso grande parte da cidade ficou sem luz elétrica e aproximadamente 80 casas foram atingidas, mas, mesmo com os estragos causados, não foi registrada nenhuma morte e nenhum morador ficou ferido.
O evento climático resultou no destelhamento de várias residências e também do centro cultural da cidade, ocasionando prejuízos significativos à infraestrutura local, além disso dezenas de residências ficaram destruídas, comércios foram destelhados, árvores tombaram e na zona rural escolas também foram atingidas.
O prefeito da cidade, Dr. Júnior disse que irá decretar situação e calamidade pública. “Informo que, por mais que algumas ações já estejam sendo realizadas, a oficialização por decreto irá facilitar que os recursos necessários cheguem até ao município, para que possam atender à população e fazer os reajustes públicos. Já estou em contato com o governo do estado do Amazonas, e todo o staff da defesa civil estadual para comunicar de nosso infortúnio e asseguro que logo tudo voltará à normalidade com a reparação dos danos causados”.
Já a Defesa Civil afirmou em nota que está fazendo o levantamento dos casos para saber quais primeiras providências deverão ser tomadas e no auxílio às famílias afetadas. “Não há relatos de vítimas fatais devido a esse desastre natural. No entanto, recomenda-se que a população permaneça em alerta e evite áreas de risco, mantendo-se informada por meio dos canais oficiais de comunicação da Defesa Civil e das autoridades locais”.