O clima instável desta quarta-feira (20), assustou os moradores de Manaus, que amanheceram sendo sufocados com a intensa cortina de fumaça que cobriu toda a cidade.
O céu ficou com uma aparece triste e acinzentado, um cheiro insuportável de que algo estava pegando fogo pairava no ar, causando dores de cabeça, tosses e dificuldades para respirar.
Apesar das reclamações da população, os órgãos não se manifestaram sobre o ocorrido, apenas a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) disse que irá verificar a origem da nuvem.
Chuva de granizo na zona Leste
A chuva de granizo foi registrada na manhã desta quarta-feira (20), por moradores de várias zonas da capital amazonense. Nas filmagens, é possível notar a reação das pessoas que ficaram assustadas e impressionadas com o episódio raro.
“Olha aqui. Eu peguei”, disse um morador do bairro Tarumã, ao tirar a provas dos nove e pegar um granizo.
O momento foi acompanhado por forte vendaval e quem estava pelas ruas da cidade buscou proteção em pontos estratégicos. “Eita, tá voando é tudo. Super temporal.”
O fenômeno é mais comum em dias muito quentes, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A chuva de granizo acontece quando o ar quente da superfície terrestre encontra nuvens densas e muito frias em pontos mais altos da atmosfera.
Devido ao contraste brusco de temperatura, as gotas de água se solidificam. As pedras de gelo são formadas no interior das nuvens chamadas cumulonimbus e caem em formato de granizo.
Sem pousos ou decolagens
O Aeroporto de Manaus informou que estava operando por instrumentos desde as 11h21, em decorrência das condições meteorológicas. Destaca-se que, desde o dia 04 de setembro, no horário das 04h às 12h, o terminal está realizando diariamente obras na pista, se estendendo até o dia 08 de janeiro de 2024. Após esse horário, as atividades continuam normalmente.
Ressalta-se que o planejamento envolvendo as obras foi realizado junto às companhias aéreas, que já ajustaram suas malhas de voo com base no período em questão. Em caso de dúvidas, os passageiros devem entrar em contato com as referidas empresas de aviação para atualização de seus voos.
Destelhamento, desabamento e alagação
A Prefeitura de Manaus, por meio da Central 199, da Defesa Civil do Município de Manaus, registrou, nesta quarta-feira, 20/9, até as 12h, em razão da chuva que afetou o início da tarde na cidade, cinco ocorrências em bairros das zonas Norte e Leste, sendo: uma de desabamento, uma de risco de desabamento, uma de alagamento, uma de destelhamento e uma de rachadura.
Queimadas
As fortes queimadas que tem ocorrido em Manaus podem estar ocasionando o clima louco que estamos enfrentado, calor exorbitante, chuvas rápidas, ventania e muita fumaça.
A poluição também é um forte fator para essas mudanças climáticas, a cidade está ‘inflando’ e cada vez mais veículos poluentes se aglomeram em filas quilométricas de trânsito.
A Semmas afirmou ainda que o interior tem uma parcela de culpa, já que alguns pontos foram registrados focos intensos de queimada.