A população do interior do Amazonas sempre sofreu com as quedas de energia e racionamento, principalmente quando chega a época da seca dos rios na região. Com isso, o Procon-Am tem ficado em cima desses órgãos que prestam esse serviço, como é o caso da Amazonas Energia, que vai ter que explicar esclarecimentos sobre a falta de energia elétrica nos municípios de Manacapuru e Presidente Figueiredo.
Interrupções
Manacapuru enfrentou uma interrupção elétrica de aproximadamente 10 horas no último final de semana, enquanto Presidente Figueiredo registrou quedas de energia recorrentes na última semana. Com a notificação já recebida, a empresa terá que explicar o motivo pelo qual essas interrupções aconteceram.
Feedback
Quando são serviços de melhoria, vamos dizer que ‘tudo bem’, mas às vezes a população nem é avisada e nem tem como se prevenir. Ainda mais no calor excessivo que fez nos últimos dias. Se bem que, tem dias que problemas acontecem, mas tomara que estejam tomando medidas para minimizar os impactos sofridos pela população.
Prejudicados
Conforme o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, as pessoas que tiveram prejuízos podem recorrer aos seus direitos via Procon, via requisição administrativa na própria concessionária de energia ou no Poder Judiciário. No Código de Defesa do Consumidor existe a teoria do risco e quem assume o risco das atividades são os fornecedores.
Estoque
Mesmo faltando alguns meses para que os rios comecem a de fato secar, a recomendação do Governo do Estado é que os ribeirinhos já se preparem para uma nova seca histórica no AM. E para sofrer o mínimo possível, a Defesa Civil recomenda que a população estoque comida e água, além de procurar um lugar mais seguro para ficar. Já pensou se em meio ao caos que está previsto ainda tenha mais falta de energia.
Prazo
O Procon-AM deu prazo de 10 dias para que a empresa Amazonas Energia S.A encaminhe as respostas, bem como a documentação comprobatória das medidas tomadas. O órgão, enfatiza que a falta de retorno da concessionária Amazonas Energia pode ser considerada desobediência e estar sujeita a sanções.
Ninguém merece
No sábado (18), seis bairros vão ficar sem energia, porque serão feitas manutenções já programadas
Zonas Norte, Leste e Sul serão afetadas com a falta de energia. Então moradores do São José, Jorge Texas, Cidade Nova, Colônia Santo Antônio e Cachoeirinha, fique atentos