O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas) recebe até o fim de agosto a Unidade Móvel de Treinamento (UMT) da empresa Stihl Ferramentas Motorizadas Ltda., que tem sede brasileira na cidade de São Leopoldo/RS, que irá capacitar as equipes técnicas, comerciais e gestão da rede de revendedores da região, por meio dos cursos “Comercial de vendas para produtos Stihl”, “Vendas na Prática”, “Curso Técnico Ouro” e “Visual Merchandising”. Os cursos estão sendo realizados na UMT, instalada pela Stihl do Brasil, no pátio da Escola SENAI Antônio Simões, localizada no Distrito Industrial.
Segundo o diretor técnico do SENAI, Rafael de Paula Lobo, a Stihl faz um trabalho que se assemelha ao do SENAI, quando se trata de capacitação por meio de unidade móvel. Lobo explica que devido a poucas estradas no Amazonas o SENAI possui os barcos-escolas Samaúma I e II, que se deslocam até os municípios para capacitar os ribeirinhos e comunidades do interior do Amazonas. Já a Stihl, capacita de forma terrestre, por meio de carreta, que passa por várias cidades para treinar seus revendedores, sem que precisem se deslocar até os três centros de qualificação da empresa.
Saiba
“Estamos deixando as portas abertas do SENAI para a Stihl, para que possa voltar futuramente, e contar com a nossa estrutura para que seja executado da melhor forma possível esses cursos, e tudo que surgir de parcerias futuras”, ressaltou Lobo, ao acrescentar que a instituição só tem a ganhar, já que a Stihl tem um leque de produtos de grande variedade, ótima qualidade, valor agregado e com potencial enorme de capacitação para o SENAI.
De acordo com o consultor regional da Stihl, Mark Lavareda, os revendedores e representantes da marca Stihl contam com a filosofia e estratégia de promover a qualificação das equipes e ter uma rede padronizada, apesar das dificuldades logísticas.
“Independentemente da distância que nós estamos da fábrica, com essa ferramenta que é a nossa carreta, a gente consegue encurtar essa distância e fazer com que essa nossa rede aqui do Amazonas, tenha essa oportunidade de estar mais próximo, vamos dizer assim, da fábrica. A gente costuma dizer que a carreta é uma extensão da nossa fábrica. Então, eles (revendedores e técnicos) têm agora essa oportunidade de estar mais próximos aqui da fábrica e estar mais adequados e mais alinhados com o que a Stihl pensa hoje no mercado”, disse.
Saiba
Serão seis semanas de treinamento, de acordo com o analista de marketing de qualificação e instrutor dos cursos da Stihl, Thiago Soares. O primeiro será direcionado para a área comercial, sendo uma introdução para venda de produtos Stihl, com apresentação do portfólio de produtos e do método de vendas para os produtos Stihl, com o curso “Comercial de Produtos”. Em seguida, os participantes realizam um treinamento avançado de três dias, com o “Vendas na prática”.
Depois, o treinamento é direcionado para os técnicos, o chamado “Treinamento ouro”. “Os mecânicos já fizeram o treinamento técnico online e agora eles vão para o avançado presencial, o que chamamos de treinamento ouro, é a elite dos mecânicos da Stihl”, disse o instrutor. É uma semana de treinamento, realizado por 10 pessoas.
Além dos técnicos, também recebem treinamentos os gestores, com o curso de “Visual Merchandising” para otimizar as técnicas de padronização e visualização da loja, como fachada e exposição de produtos, de uma maneira atrativa e eficaz ao cliente. “Este módulo é exclusivo para proprietários e gerentes, são dois dias de treinamento. Vamos ficar aqui em Manaus durante seis semanas de treinamento, administrando essas três modalidades de curso”, ressaltou o instrutor.
Foto: Divulgação
Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim.