A sexta-feira (26/07) foi de encerramento da modalidade do futsal na 45ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas. Na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, os embates emocionantes definiram os medalhistas no esporte, um dos mais tradicionais nos jogos. O JEAs encerra neste sábado (27/07), em solenidade oficial no Estádio Carlos Zamith, zona leste da capital, a partir das 8h da manhã.
Em final da rede estadual na categoria juvenil masculino, a seleção do município de Novo Aripuanã (distante 227 quilômetros de Manaus), composta por alunos da Escola Estadual (EE) Guilherme Buzaglo, enfrentou a seleção da Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 2, representada por estudantes da EE Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro. Em jogo emocionante, Novo Aripuanã sagrou-se campeão, pelo placar de 6×3. É o primeiro título da história do município na modalidade.
Mesmo com a derrota, o técnico da equipe da CDE 2, Augusto Viana, professor de Educação Física, valorizou a participação do time no campeonato. De acordo com o profissional da educação, antes do caráter competitivo, o JEAs preza pelo caráter formativo dos estudantes ainda em fase de formação cidadã.
“Quero parabenizar a Secretaria de Educação pela organização de momentos como esse. Infelizmente não fomos campeões, mas nos consideramos vencedores. As seletivas são muito duras, e chegamos até o final. Aqui, eles experimentam a vitória, a derrota, a frustração e a alegria. São momentos que guardarão para sempre. Estou orgulhoso dos meus meninos”, compartilhou o professor.
Dupla vitória
Além do título de campeão amazonense escolar, o time de Novo Aripuanã também contou com outros destaques, estes individuais. Artilheiro da competição, o aluno Joanderson Ferreira, 17, falou sobre os ensinamentos repassados ao time, que valorizam o respeito entre os estudantes.
“Estamos muito felizes com o título e com a vitória. Quero agradecer a Deus pelo desempenho. Que seja o primeiro passo na minha carreira, quero ir além”, destacou o aluno.
Há 8 anos sem chegar a nenhuma final no futsal, o goleiro Sidney Scheidt, 16, foi responsável direto pelo título da sua equipe. Eleito o melhor goleiro da competição, Sidney foi crucial quando o jogo ainda estava empatado em 3×3. Com uma defesa espetacular, o goleiro ainda estava vibrando quando viu o seu time, no contra-ataque, fazer o quarto gol. Com a tranquilidade no placar, o time construiu o título a partir da aparição do arqueiro.
“Fico muito feliz em ter ajudado. Não só com as defesas, mas orientando meus companheiros, posicionando eles em quadra, alertando. A escola vai nos receber em festa, já tinha muito tempo que não disputávamos o título. Fizemos história no nosso município”, enfatizou Sidney.
Finais em curso
Além do juvenil masculino, a manhã foi de definição no infantil masculino, com o título do colégio Recanto da Criança, por 4×0 em cima do Centro Educacional La Salle. Já no feminino, as campeãs no infantil foram da Seleção de Barreirinha (distante 331 quilômetros da capital) e no juvenil, a EE Farias de Brito, da CDE 1, em finais disputadas na última quinta-feira (25/07).
No penúltimo dia de JEAs, as modalidades entram na reta final também no handebol, que define seus campeões na tarde desta sexta-feira. Já no futebol de campo, voleibol, karatê e judô, os campeões serão conhecidos no sábado.
FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Educação e Desporto
Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim. Mas. Assim.