Nunca uma metáfora tornou-se tão real. Bombeiros militares, Batalhão Especial da PM e a guarda municipal estão fazendo seus exercícios táticos encobertos por uma cortina de fumaça. Mas não é nenhum esquema tático não. É o fumaceiro resultado das queimadas. Um absurdo! As medidas paliativas anunciadas pelos governos federal, estadual e municipal não fazem nem “cosca” no bolso dos incendiários.
Kkkkkkkkk
A prefeitura diz que monitora o fumaceiro, mas só monitorar não adianta. Tem que agir. Se nos últimos meses, sem fumaça, Manaus já era medalha de ouro no número de internações de crianças e idosos com problemas respiratórios, imagine agora. Tem que usar máscara e, de preferência, molhada.
Pai é pai
No domingo, Dia dos Pais, uma programação especial foi montada nos cinco cemitérios urbanos e quatro rurais na capital. Os campos-santos receberam cerca de 300 mil pessoas ao longo do dia, que foram prestar homenagens aos seus entes queridos, e participar da celebração de missas. Em Manaus, os dez cemitérios receberam melhorias como limpeza, pinturas de meios-fios e organização do tráfego.
Dever de casa
A Polícia Civil do Amazonas prendeu dois envolvidos e apreendeu dois adolescentes, de 15 e 17 anos, por envolvimento em roubos a transportes públicos coletivos que trafegam na avenida Max Teixeira. A PC contou com o apoio da 30ª Cicom, da PM. Os presos foram identificados como Érika Mayara Picanço de Oliveira, 32, e Pedro Keven Costa Pena, 18. A polícia fez o dever de casa. Agora é esperar que a Justiça não os solte.
Lotação esgotada
O Comando Militar da Amazônia avalia aumentar a fiscalização no fluxo migratório de venezuelanos para o Brasil, em função das incertezas em relação aos resultados das eleições no país vizinho. Segundo nota do EB, a conjuntura atual, embora incerta, permite supor um possível aumento no fluxo de venezuelanos para o Brasil. O Exército Brasileiro se concentra especialmente na cidade de Pacaraima, em Roraima.
Bate forte o tambor
Isabelle Nogueira armou-se com arco e flecha para lutar em prol do projeto de Arquearia Indígena de uma ong, que objetiva a construção do Centro de Treinamento de Arco e Flecha em uma comunidade indígena do Amazonas. Um exemplo são os atletas indígenas de tiro com arco Yaci e Gustavo, que são apoiados pelo projeto de Arquearia Indígena desenvolvido pela ong e já estão se preparando para ir com tudo nas Olimpíadas de 2028.
Ninguém Merece
O Amazonas registrou quase 3 mil focos de queimadas nos primeiros dez dias de agosto. Segundo o sistema de monitoramento, entre os dias 1º e 10, foram contabilizados 2.845 focos de queimada em todo o estado.
Um detento, de 38 anos, foi solto na saidinha dos Dia dos Pais e tentou assassinar a ex-esposa, de 41 anos, com pancadas na cabeça, na Rua Sucupira, Redenção. A tentativa de feminicídio aconteceu na frente dos filhos do ex-casal.
Amom Mandel foi desmentido pela Polícia Federal sobre denúncia de coação e envolvimento com o crime organizado. A PF declarou oficialmente que não recebeu nenhuma denúncia do parlamentar contra a cúpula da SSP-AM.
Mais de 9 mil crianças amazonenses foram registradas sem o nome do pai em 2023, um aumento de 9,7% em relação a 2022, quando foram 8.404 os registros sem o nome do pai.
Parentes das vítimas da tragédia em Vinhedo estão alertando para o surgimento de falsos perfis e campanhas de arrecadação nas redes sociais. Pelo menos quatro perfis falsos foram criados no Instagram utilizando o nome de Laiana Vasatta, advogada paranaense que estava a bordo.