O governo do estado tem prazo de 48 horas para montar uma sala de situação em Manaus, para monitoramento da fumaça, além da obrigatoriedade de comunicação das medidas para combate aos incêndios e queimadas. O prazo foi dado pela Defensoria Pública que, na mesma ação judicial, pede que seja montada uma rede de informações sobre os municípios que estão na mesma situação de Manaus. Como é tutela antecipada, o governo não pode chiar e entrar com recurso.
Toma tua merenda
Chegou a redenção para quem ficava mais de 40 minutos na fila de banco esperando ser atendido. Com a criação e popularização das contas digitais via apps, a situação piorou, principalmente no Bradesco e Banco do Brasil. Vendo essa situação, o Procon já se coçou e autuou a agencia do Bradesco da avenida Sete de Setembro. No local, havia mais de 10 pessoas esperando atendimento por mais de 40 minutos. A nova Lei das Filas considera o tempo como um valor jurídico, ou seja, tempo é dinheiro.
Sangue novo
O desembargador Jomar Fernandes será o próximo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas a partir de janeiro. Como só ele se inscreveu para o cargo, será aclamado como presidente em mandato que começa no dia 2 de janeiro e vai até 31 de dezembro de 2026. Para cargos diretivos do tribunal, quatro magistrados se inscreveram para disputar a eleição. Para o cargo de vice-presidente, se inscreveram os desembargadores Airton Luís Corrêa Gentil – atual vice-presidente e corregedor do TRE – e Cézar Luiz Bandiera, diretor da Escola Judicial.
Me engana que eu gosto
Mais do que um calhamaço, um tomo, um grimório, uma Bíblia; assim se pode definir o plano de governo de Amom Mandel à frente da prefeitura de Manaus. É tanta coisa, tanto papel, tantas idéias não conclusivas que ainda não deu tempo de concluir todo o projeto para fazer o registro da candidatura dele junto à Justiça Eleitoral. As mais de mil páginas iniciais foram reduzidas para 620 e, mesmo assim, o volume ainda está sobrecarregando o sistema do TRE, que está sofrendo verdadeiros bugs.
Salva pelo gongo
O senador Rodrigo Pacheco prorrogou por mais 60 dias, a medida provisória editada pelo governo Lula para reverter a insustentabilidade financeira da Amazonas Energia, que flexibiliza metas regulatórias e repassa custos para serem compartilhados com os demais consumidores, via encargo na conta de luz. A decisão consta de ato de Pacheco publicado na terça-feira. A medida estabelece flexibilização de metas regulatórias para perdas não técnicas (furto de energia), corte de custos da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), inadimplência e custos operacionais. O prazo de validade da suspensão dos limites é de três ciclos tarifários quinquenais, ou 15 anos. As distribuidoras passam por revisões tarifárias a cada cinco anos, quando a Aneel revê toda a estrutura de custos.
Triste recorde
No período de 2021 a 2023, o Brasil teve 164.199 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes até 19 anos. A constatação faz parte da segunda edição do relatório Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, divulgado na terça-feira pelo Unicef e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), uma organização não governamental formada por profissionais da área de segurança, acadêmicos e representantes da sociedade civil. O relatório mostra a trajetória crescente do número de vítimas. Foram 46.863 casos em 2021, 53.906 em 2022 e 63.430 em 2023, o que equivale a um caso a cada oito minutos no último ano.
NINGUÉM MERECE
· A qualidade do ar em Manaus estava de muito ruim para o caos, na manhã desta quarta-feira, segundo o AppSelva. A exposição a diferentes poluentes do ar tem sido associada a uma ampla variedade de resultados, desde sintomas agudos até doença crônica e morte.
· As vendas no comércio do Amazonas recuaram 1,3% em junho, abaixo da média nacional, diz o IBGE. No comércio varejista ampliado, que inclui os ramos de veículos e de materiais de construção, o Amazonas apresentou crescimento
· O Corpo de Bombeiros usou mais de 60 mil litros de água e 100 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE) para combater um incêndio de grandes proporções em um galpão de uma fábrica de salgadinhos de milho, no bairro Colônia Terra Nova, na manhã desta quarta-feira. Ao todo, onze viaturas e 44 militares atuaram na ação.
Mais um acidente de motoqueiro em Manaus. Desta vez, Alvinho Pinheiro da Cruz, de 25 anos, ficou gravemente erido após a moto em que ele estava colidir contra outros dois veículos na noite de terça-feira, na Cachoeirinha. De acordo com informações de testemunhas, a vítima colidiu contra um carro modelo Eco Sport, cor preta. Alvinho foi arremessado e ficou jogado entre as avenidas Tefé e Castelo Branco.
- O prédio onde funcionava a escola municipal Professora Maria José da Luz, no Parque Dez, está servindo de abrigo para criminosos e usuários de drogas. No auge, a escola recebia mais de 700 alunos do ensino fundamental. Os moradores pedem providencias da Semed, pois a polícia expulsa mas eles voltam.