O desfile de 5 de Setembro e o de Sete de Setembro poderiam ser transferidos para a noite. Mas não foram. Nem o calor de 27 graus, isto seis e meia da manhã, foi capaz de parar a alegria, ufanismo, amazonidade e brasilidade de jovens e adultos.
Ninguém reclamou
O que se viu, pessoalmente e pelos meios de comunicação, foi todo mundo marchando com orgulho, numa demonstração que a Pátria não é a extensão física do país, mas algo interno, pessoal, de cada um. Num momento em que somos bombardeados por fumaça e raios solares, civis e militares, no Cinco e Sete de Setembro, mostraram que o sentimento de Nação supera tudo.
De limão a limonada
Já que o sol tá aí, o jeito foi unir o útil ao agradável: assim pensaram os microempreendedores, que munidos de chapéus e isopor, foram vender água gelada para o povão. Tinha vendedor até de mastruz com leite gelado. Sombreros mexicanos com as cores do Amazonas não faltaram. Tinha também “latinha” gelada, que ninguém é de ferro.
Bom senso
Resta esperar o bom senso dos candidatos aos cargos eletivos nesta eleição, para que usem o espaço eleitoral que têm, para parabenizarem o Amazonas e Manaus, e não para trocarem ofensas e ironias, em um momento em que nosso estado, como todo o país, precisa de união.
Província
Vinte e oito anos após a Independência do Brasil, em 5 de setembro de 1850, o Amazonas alcançou um marco crucial em sua história com a elevação à categoria de província, em um contexto de transformações profundas que reverberavam por todo o Império do Brasil.
Desenvolvimento
Na época do Segundo Reinado no Brasil, de 1840 a 1889, no governo de Dom Pedro II, as grandes divisões administrativas eram chamadas de províncias. Somente com a Proclamação da República, há quase 128 anos, em 15 de novembro, houve a mudança de província para Estado.
NINGUÉM MERECE!!!
* Mais de 20 mil pessoas começaram a deixar Manaus durante este feriado prolongado da Semana da Pátria, de 4 a 9 de setembro.
* A operação Viagem Segura terá nove pontos de fiscalização, sendo cinco para o transporte rodoviário e quatro para o hidroviário.
* Os principais locais de inspeção serão o Terminal Rodoviário Engenheiro Huascar Angelim, em Manaus, e o Porto de Manaus, para o transporte hidroviário.
* Cerca de 21 mil passageiros estarão utilizando os transporte, sendo 12 mil no modal rodoviário e 9 mil no hidroviário. Durante a operação, estão previstas 1.350 fiscalizações, das quais 1.000 no transporte rodoviário e 350 no hidroviário.