Inovando no processo de ensino, a SESI Escola de Referência Dra. Emina Barbosa Mustafa inaugurou hoje (17) o seu pavilhão tecnológico, com laboratórios essenciais para novas aprendizagens, ideias e soluções, para que os alunos, unindo conhecimento e prática, saiam mais preparados para o mundo trabalho,
Na ocasião o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Antonio Silva, agradeceu a todos que contribuíram para conclusão do projeto que inclui uma infraestrutura com salas de aula voltadas para o desenvolvimento da metodologia STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). “A Escola SESI de Referência é o primeiro espaço de educação do Amazonas atuando em um ambiente com equipamentos e práticas pedagógicas modernas, investindo também na formação profissional por meio da parceria SESI e SENAI”, afirmou o presidente.
A superintendente do SESI, Rosana Vasconcelos, ressaltou a missão realizada pela rede de ensino SESI no Amazonas. “Aproximadamente seis anos atrás, nós abraçávamos, com o apoio do presidente (Antonio Silva), um projeto chamado Educação Básica e Ensino Profissionalizante, quando desafiávamos o MEC a mostrar que o mercado de trabalho se faz concomitantemente com a prática e precisávamos mostrar também para todos os setores, desde o setor primário até o terceiro setor, que é importante ensinar os nossos jovens a, desde cedo, ocupar as habilidades e as competências correlacionando a prática do dia a dia, do mundo, da economia e do mercado do trabalho”, destacou Vasconcelos.
Durante a cerimônia, o aluno do 3º ano do ensino médio e finaliza o curso de Mecatrônica pelo SENAI, André Luiz Oliveira, agradeceu à instituição, local onde estuda desde a creche. “Venho trazer minha palavra de gratidão por esta escola ter me proporcionado o espaço para o meu aprendizado e desenvolvimento da minha escolha profissional”, declarou o aluno que atualmente também é estagiário no SENAI.
Os presentes no evento foram convidados a conhecer a estrutura recém-inaugurada por meio de uma visita guiada ao pavilhão, composto pelas salas de Ciências da Natureza, Espaço Robótica, Matemática e suas Tecnologias, Espaço Maker, Ciências Humanas e Sociais, e Linguagens e suas Tecnologias. Os convidados puderam assistir aos alunos na demonstração do uso de tecnologias e atividades aplicadas em sala de aula.
Diana Evellin, aluna do 1º ano do ensino médio, apresentou na sala “Ciências da Natureza” um kit educacional que representa uma planta da indústria 4.0 com todos os elementos, controladores e atuadores, em miniatura. “Aqui simulamos todos esses processos de forma autônoma e com esse kit educacional podemos aprender toda parte de programação e o layout de uma indústria eletroeletrônica”, explica aluna, ressaltando que a planta em miniatura é um modelo que existe, na realidade, em empresas presente no Polo Industrial de Manaus (PIM).
Na sala “Espaço Robótica”, o técnico especializado em robótica e ex-aluno do SESI, Erick Nava, demonstrou ao lado dos alunos um pouco do que é realizado nos torneios de robótica, dos quais o SESI participa com diversas equipes nas modalidades First Lego League Challeng, First Tech Challenge, First Robotics Competition e F1 in Schools. Competições de âmbito regional, nacional e internacional em que o SESI já conquistou diversas premiações.
“A robótica faz parte da rede curricular, desde ensino fundamental I até o ensino médio. Mas também temos as competições onde vamos trabalhar, além dos projetos de robôs, empreendedorismo e atividades socioemocionais, como trabalho em equipe, a comunicação e a resolução de conflitos”, esclarece o técnico, que foi estudante do SESI desde a creche até a final do ensino médio e atualmente trabalha para instituição.
Presentes na inauguração estavam o presidente da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Marcos Vinícius Castro; o vice-presidente da FIEAM, Carlos Rosas; o presidente do Sindicato das Indústrias de Meios Magnéticos e Fotográficos do Estado do Amazonas, Amauri Carlos Blanco; o presidente do Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Estado do Amazonas, Rildo Silva; o presidente do Sindicato da Indústria de Marcenaria de Manaus, Roberto Almeida; o vice-presidente da FIEAM e presidente do Sindicato das Indústrias de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias de Manaus, Agostinho Freitas, o presidente do Sindicato das Indústrias de Relojoaria e Ourivesaria, Amilton Cestari; o presidente do presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de Manaus e vice-presidente da FIEAM, Aldimar Diger Paes; a presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Amazonas, Zeina Russo e o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas, Frank Souza.