“Crianças e adolescentes serão prioridade na nossa gestão”, afirmou o candidato à prefeitura de Manaus, Capitão Alberto Neto (PL) durante o Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente realizado na sede da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, nesta quinta-feira (19/09).
Acompanhado da vice, Professora Maria do Carmo (Novo), o candidato da Coligação Ordem e Progresso participou do evento de assinatura da carta de Compromisso com os Direitos da Criança e do Adolescente, que foi marcado pela ausência e falta de comprometimento com a pauta, do atual prefeito David Almeida (Avante) e do candidato Roberto Cidade (UB). Além do Capitão Alberto Neto e da professora Maria do Carmo estiveram presentes os candidatos Gilberto Vasconcelos (PSTU), Marcelo Ramos (PT), Wilker Barreto (Mobiliza), e a vice do candidato Amom Mandel, Nancy Segadilha (Cidadania).
“Quantas crianças não têm oportunidade de vaga numa creche ou estão fora da escola? E o atual prefeito não está aqui ouvindo o sermão do padre sobre essas necessidades. O candidato do governo também não está aqui, isso mostra a falta de compromisso com essa causa tão importante para sociedade e que é de responsabilidade da prefeitura”, disse.
A carta, que tem o objetivo de firmar um compromisso público para a promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes, foi lida pelo Padre José Alcimar de Souza, que ressaltou a importância de Políticas Públicas relacionadas aos direitos deles e que não sejam esquecidos após a eleição.
“Estão presentes aqui entidades que têm compromisso com as crianças e adolescentes. Se elas não fizessem esse trabalho de asssistência social, como estariam essas crianças e adolescentes? O governador esteve aqui, fez esse compromisso, e depois nem recebe mais a gente. O que nós queremos é construir juntos políticas públicas e que o compromisso firmado hoje seja cumprido”, enfatizou o Padre.
Amanda Ferreira, do Instituto de Assistência à Criança e Adolescente Santo Antônio, falou sobre necessidades reais das crianças e adolescentes, principalmente dos que vivem nas comunidades. Ela pediu que seja dada voz à rede de proteção, que vive os problemas no dia a dia, e mais investimentos na Educação, para que a criminalidade não tome conta da vida das crianças e adolescentes.
“Educação é salvação. Hoje a gente não consegue fazer com que a prefeitura dê atenção para as crianças, que tenha assistência social para as necessidades das crianças. Esse é nosso apelo, as crianças são de Manaus então, o prefeito tem que olhar por essas crianças. Precisamos que a segurança se instale e não o crime”, pediu Amanda em seu apelo.
“Como prefeito, criança será prioridade, pois quando a gente cuida da primeira infância, a gente tem uma cidade saudável. Tudo que está na carta está no nosso plano de governo. Eu e minha vice, Professora Maria do Carmo, vamos melhorar essa parceria com as instituições aqui presentes, pois queremos braços em todos os lugares, para melhorar a rede de proteção para nossas crianças e adolescentes, pois sabemos que esse é um problema da prefeitura. Deixo esse compromisso firmado com vocês”, finalizou o Capitão Alberto Neto.