Prossegue até amanhã, 21, a Feira do Empreendedor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Amazonas), no SESI Clube do Trabalhador, na Alameda Cosme Ferreira, no São José 1. A programação foi aberta ontem, 19, pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amazonas, Antonio Silva, e pela diretora superintendente, Ananda Pessôa.
“Esta edição, com o tema “Conectando a Amazônia ao Futuro – Negócios Sustentáveis & Inovação”, traz consigo o compromisso de impulsionar a economia local, com a expectativa de gerar até R$ 5 milhões em negócios e atrair mais de 25 mil pessoas”, disse Antonio Silva.
Para Silva, este evento é mais do que uma oportunidade de crescimento; é uma ponte para o futuro. “Ao longo da feira, pequenos negócios terão acesso a capacitações e conexões estratégicas que não só fortalecerão suas bases, mas também os alinharão às tendências globais de inovação e sustentabilidade”.
De acordo com a diretora superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Pessôa, a feira está acontecendo após 10 anos da sua primeira edição, e esta é sem dúvida uma vitrine de oportunidades, trazendo mais de 200 serviços gratuitos, tanto para quem quer abrir um negócio, quanto para quem quer investir num novo negócio ou melhorar o seu empreendimento, então a feira está falando de inovação, de sustentabilidade, de vendas, de futuro, de tendências, em um momento de muito networking, de oportunidades, para quem quer transitar nesse ecossistema empreendedor.
Para dar início às palestras “Masters”, o Sebrae contou com a participação de Natalia Beauty, com a palestra “Como construir um Ecossistema de Negócios Bem-sucedido”. A palestrante é referência no ramo da beleza, multi-empreendedora e fundadora do Natalia Beauty Group, empresa em ascensão internacional e presente em mais de 10 países.
Sistema FIEAM na Feira do Empreendedor
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está na feira do empreendedor com o Programa Brasil Mais Produtivo, com o atendimento a micro, pequenas e médias empresas, para a oferta de soluções que vão desde a sensibilização e engajamento, aumento de produtividade, aumento de eficiência energética até a transformação digital das indústrias. No programa, SENAI e Sebrae atuam de forma conjunta para identificar e diagnosticar gargalos de gestão e da produção, por meio de metodologias mais adequadas para as empresas atendidas.
Ao participarem do programa, as empresas terão acesso a conhecimentos e ferramentas que incluem planejamento de gestão e adoção de melhores práticas de produtividade e gestão do negócio, realização de consultorias (manufatura enxuta) e eficiência energética, combinadas com o aperfeiçoamento da força de trabalho, além de transformação digital e projetos smart factories (fábricas inteligentes).
Na modalidade de transformação digital, as empresas serão inicialmente submetidas a um diagnóstico da maturidade para a adoção de tecnologias industriais inteligentes. Em seguida, com o resultado do diagnóstico, será elaborado um projeto customizado que poderá ser submetido a uma linha de financiamento exclusiva e ao acompanhamento da implantação.
O programa Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), e conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que se unem à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e aos executores do programa, SENAI e Sebrae.
Além do SENAI, o Sistema FIEAM, por meio do SESI e IEL, estão atendendo ao público com informações sobre os serviços realizados pelo SESISAÚDE, com os serviços odontológicos, médicos e especializações, assim como cursos de qualificação e aperfeiçoamento profissional, e soluções inovadoras para as empresas atuantes no estado do Amazonas.
Para saber mais sobre a programação da Feira do Empreendedor do Sebrae Amazonas, acesse www.feiradoempreendedoram.com.br