Nesta quarta-feira (6), a previsão indica que o Amazonas, especialmente o sudeste do estado, pode enfrentar temporais, com risco de chuvas intensas, principalmente nas áreas mais próximas de Lábrea. A previsão também inclui pancadas de chuva moderadas a fortes em outras partes do estado, incluindo a capital Manaus.
Uma forte chuva atingiu Manaus, causando diversos transtornos e bloqueando vias importantes na cidade. Além das quedas de árvores, motoristas enfrentaram alagamentos em outros pontos da cidade, complicando ainda mais a situação no trânsito. Pedestres também foram afetados, especialmente em áreas com calçadas alagadas, dificultando a passagem e expondo a população a riscos de acidentes e quedas.
Até o momento, não há registro de feridos em decorrência das quedas de árvores, mas a Defesa Civil está em alerta para atender a qualquer emergência relacionada à chuva. A previsão do tempo indica possibilidade de mais chuva para hoje (quarta-feira).
No restante da Região Norte, o risco de temporais também afeta o Acre, o oeste de Roraima e o sul do Pará, além do Tocantins. As chuvas, embora intensas em alguns locais, serão mais isoladas nas áreas mencionadas.
Condições climáticas gerais no Brasil
O ar quente e úmido predomina sobre o Brasil, fazendo com que nuvens carregadas continuem se formando em praticamente todos os estados do país, resultando em fortes pancadas de chuva. Enquanto isso, o tempo seco e quente segue predominando no Nordeste, particularmente no extremo norte, como no Amapá, no extremo norte do Pará e em Roraima, onde o sol predomina ao longo do dia, com baixa chance de chuva.
Nesta quarta-feira (6), uma frente fria que se afasta do Rio Grande do Sul em alto-mar dá espaço para a chegada de outra frente fria, mais forte, ao estado, o que vai aumentar a possibilidade de chuvas intensas na Região Sul.
Alerta para temporais
A Climatempo emitiu alertas para temporais em várias regiões do Brasil, com destaque para, Além do Amazonas, Rondônia e o sudeste do estado também estão sob alerta para temporais. Pancadas de chuva moderadas a fortes também são esperadas nas demais áreas da Região Norte, incluindo o Acre, o oeste de Roraima e o sul do Pará.