As chuvas forte e intensas que caíram sobre Manaus desde as primeiras horas de ontem, causaram devastação em vários pontos da cidade, principalmente naqueles locais onde, qualquer chuva, costuma alagar, como o bairro da Compensa e o Beco Paciência, na Praça 14. Segundo a Prefeitura de Manaus, através da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Seped), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), informa, Manaus está em estado de atenção também para os próximos dias.
As equipes da Defesa Civil estão de prontidão para registro de ocorrências na Central 199, bem como o plantão habilitado e pronto para fazer atendimento de eventual sinistro na cidade. Até o momento, foram registradas quatro ocorrências: dois alagamentos nos bairros da Compensa, na zona Oeste, e São José Operário, na zona Leste; um risco de desabamento de muro no bairro Tancredo Neves, na zona Leste; e uma obstrução de bueiro no bairro Vila da Prata, zona Oeste.
Passagens de nível de bubia
As passagens de nível na Ifigênio Sales e Djalma Batista também ficaram alagadas, dificultando a passagem de veículos pequenos, formando um grande engarrafamento na altura da Ifgiênio Sales com a Estrada do Aleixo. A Defesa Civil informa que, em caso de ocorrências como alagamento, erosão, desabamento, destelhamento e solicitação de vistoria em razão da chuva, para assistência imediata, os cidadãos podem entrar em contato ligando para o Disque 199 ou 193 (Defesa Civil), do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que opera 24 horas.
Tempestade de Areia
Em Manacapuru o dia virou com uma violenta tempestade de areia que obrigou as pessoas a trancarem as janelas e correrem para dentro. O Corpo de Bombeiros detectou vários destelhamentos de casas nas áreas mais elevadas da cidade. Em Manacapuru, a Defesa Civil também está de sobreaviso para novas tempestades que possam ocorrer.
Alta probabilidade de chuvas
Segundo a Meteorologia, Manaus enfrentará uma semana de clima instável, com alta probabilidade de chuvas, conforme o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe) e a plataforma Climatempo. A previsão indica dias nublados, com pancadas de chuva em três momentos principais: sexta-feira (8) e domingo (10). Nos demais dias, espera-se uma alternância entre sol e nuvens. Apesar disso, o mês de novembro ainda não registrou chuva até o quarto dia, mantendo-se abaixo da média histórica de 199 milímetros para o mês, segundo o CPTEC. Esse cenário reforça a tendência de variação climática da região amazônica, que passa de períodos de seca para chuvas intensas em intervalos curtos.
Temperaturas estáveis
Apesar da expectativa de chuvas, as temperaturas devem permanecer estáveis, variando entre mínimas de 24°C a 27°C e máximas de 30°C a 33°C.
Quinta-feira (7/11): Parcialmente nublado, mínima de 24°C e máxima de 33°C. Baixa chance de chuva, em 5%.
Sexta-feira (8/11): Chuva com trovoada, mínima de 25°C e máxima de 32°C. Probabilidade de chuva em 90%.
Sábado (9/11): Parcialmente nublado, mínima de 25°C e máxima de 33°C. Probabilidade de chuva baixa, com 5%.
Domingo (10/11): Parcialmente nublado com chuva, mínima de 26°C e máxima de 31°C. Probabilidade de chuva moderada, em 67%.
A população de Manaus deve se preparar para possíveis impactos das chuvas no trânsito e no cotidiano da cidade, especialmente em locais onde os alagamentos são comuns. A recomendação é de atenção redobrada em dias com maior probabilidade de chuva, garantindo segurança nos deslocamentos e evitando áreas de risco.