Na manhã dessa quarta-feira (13), nossa redação jornalística recebeu um relato inusitado de um morador do Puraquequara que, segundo ele, teria avistado uma criatura enorme semelhante a um porco do mato com aparência de um homem enquanto dirigia pela estrada que liga ao entrocamento da estrada da Colônia Antônio Aleixo, nas proximidades do Remanso do Boto.
O relato foi contado à jornalista Paolla Bracho e o morador optou por manter sua identidade em sigilo, preferindo não ser identificado. “Prefiro que não seja divulgado meu nome, pois, sinceramente, parece algo meio louco de se contar, mas foi o que realmente vi”, desabafou.
O fato teria ocorrido na última semana, por volta da meia-noite, quando o homem dirigia seu veículo. Em um trecho isolado da estrada, ele avistou um vulto no acostamento que chamou sua atenção. “Estava dirigindo quando tomei um susto, pensei que era um cavalo atravessando a estrada. Pisei no freio de forma brusca e, para minha surpresa, um animal enorme, que parecia um porco negro gigante, saiu do mato e parou em frente ao meu veículo”, contou o motorista, ainda impressionado.
O morador descreveu a cena como surreal, afirmando que a criatura permaneceu imóvel, encarando-o sob o feixe de luz de seu veículo, por cerca de cinco minutos. “Era um bicho enorme, fiquei sem saber se passava ao lado dele ou dava ré”, relatou. O clima de tensão aumentou quando, segundo ele, a criatura se erguia sobre as patas traseiras e emitiu um rosnado. “Ele se levantou e ficou em pé, depois deu um rosnado, se abaixou, cheirou algo no chão e, em seguida, atravessou a estrada, desaparecendo em meio às árvores”, explicou o cidadão. “Na pressa, ainda consegui fazer uma imagem dele no meu celular, antes dele desparecer e estou deixando com vocês”.
A experiência o marcou profundamente, e ele confessou que ficou sem saber o que pensar. “Realmente não sei o que era, mas parecia aqueles lobisomens que a gente vê em filmes ou ouve nas histórias. Parecia um cachorro com uns dois metros de altura. Foi um grande susto”, finalizou.
Na cultura popular, o Queixada humana é uma figura mítica que representa um homem que se transforma em um porco do mato ou javali ou uma criatura semelhante à noite, geralmente em decorrência de uma maldição ou de um pacto com forças sobrenaturais. As lendas sobre curipira, mapinguari são comuns em diversas culturas ao redor do mundo, e muitas vezes envolvem temas de transformação, perda de controle e a luta entre o humano e o animal.