O Botafogo deu um passo importante rumo ao tricampeonato brasileiro. A vitória por 3 a 1 sobre o Palmeiras nesta terça-feira, 26, no Allianz Parque, em duelo válido pela 36ª rodada, deixou o time de Artur Jorge na liderança isolada da competição com 73 pontos, três a mais que o rival desta noite, que ocupa a segunda colocação com 70.
A duas rodadas para o fim do campeonato, a conta para levantar o troféu sem depender de qualquer outro resultado é simples: basta os cariocas ganharem um jogo e empatarem o outro dos dois restantes.
Falta muito pouco
Se chegar aos 77 pontos, o Botafogo não pode mais ser igualado pelo Palmeiras, que só chega aos 76. Com a sonhada pontuação, o Botafogo também não poderia ser alcançado por Internacional e Fortaleza, que possuem 65. Mesmo vencendo os três jogos restantes, o Leão do Pici chegaria no máximo aos 76. O Colorado, por sua vez, enfrenta o próprio Glorioso na 37ª rodada.
Até aqui, o Botafogo tem 21 vitórias, 10 empates e cinco derrotas em 36 partidas disputadas no campeonato. O Glorioso ainda joga contra o Internacional, no Beira Rio, e o São Paulo, no Nilton Santos.
Para ser campeão na próxima rodada
Apesar de difícil, o Glorioso pode conquistar o troféu já na 37ª rodada. Para isso, o time de Artur Jorge precisa vencer o Inter e torcer para o Palmeiras perder ou empatar com o Cruzeiro. Com esse cenário, o Botafogo chegaria aos 76 pontos e não poderia mais ser alcançado pelo Verdão e nem pelo Fortaleza, que chegaria no máximo aos 74 em caso de triunfos em todas as partidas restantes.
Agora, se empatar com o Inter, o time de General Severiano terminará a próxima rodada com 74 pontos. Com o número, o Palmeiras teria que perder para o Cruzeiro e o Fortaleza tropeçar contra o Vitória, no Barradão, ou contra o Atlético-GO, no Antonio Accioly.
Festa do Botafogo em Buenos Aires?
A semana mais importante da história do Botafogo começou com boas notícias. Depois da vitória 3 a 1 sobre o Palmeiras, pela 36ª rodada do Brasileirão, na última quarta-feira (26), o Glorioso agora pode virar o seu foco para a final da Libertadores, contra o Atlético-MG, no sábado (30), como líder do campeonato nacional e com confiança para ir em busca do título continental inédito. Para isso, o clube contará com milhares de torcedores em Buenos Aires para empurrar o time.
Durante toda a temporada, a festa alvinegra nas arquibancadas tem chamado atenção de torcedores por todo o Brasil. A cada jogo, como mandante, uma nova surpresa em forma de mosaicos, fumaças, faixas e bandeiras que se renovam a cada duelo. Na Libertadores, os torcedores botafoguenses inovaram a cada partida com desenhos dupla-faces e com LED que tiraram o fôlego a cada fase da competição. Os grandes responsáveis por essa festa são os membros do Movimento Ninguém Ama Como A Gente.
Grupo festeiro
O grupo é especializado na organização de festas e ações relacionadas a eventos esportivos, com foco na arquibancada do Botafogo F.R. Criado em 2017, sem vínculo com torcidas organizadas, o grupo acumula mais de 30 espetáculos produzidos. O Lance! conversou com Lara di Mello, designer do projeto, que contou como é o processo para a produção dos eventos.
– Entre organizadores, criadores e administradores são pelo menos 30 pessoas envolvidas no Movimento Ninguém Ama Como A Gente. Nos dias de montagem de mosaico, contamos com uma média de 100 voluntários para posicionar os papéis nas cadeiras do Estádio Nilton Santos – disse. A designer revelou que da elaboração da ideia até o preenchimento da arquibancada com os papéis, eles levam de cinco a dez dias. Lara explicou como são definidos os temas que vão ilustrar as arquibancadas em cada partida: