A era mais romântica de Manaus estará de volta em breve. Os anos 20 poderão ser revividos no Centro Histórico com uma rota já definida. O anúncio foi feito pelo prefeito David Almeida durante evento no Centro de Manaus. “Manaus foi uma das primeiras cidades do Brasil a adotar o sistema de transporte por bonde, e agora teremos essa novidade de volta”, afirmou o prefeito.
Na ocasião, mais de 100 Organizações da Sociedade Civil (OScs) receberam equipamentos, referente ao edital de chamamento público 001/2023 do Fundo Manaus Solidária (FMS). O evento foi realizado no Complexo Booth Line – Mercado de Origem da Amazônia, no Centro histórico da capital, que está sendo restaurado.
Booth Line
Na ocasião, foram entregues para as entidades que possuem projetos sociais, culturais e de geração de emprego e renda materiais de consumo e permanentes, como: automóveis, caçambas, placas solares, geladeiras, bebedouros, freezers, ar-condicionado, tatames, kimonos, impressoras, computadores etc. Um investimento de R$ 10,7 milhões.
“Esse é o primeiro evento da Prefeitura de Manaus que eu participo após a reeleição e ele acontece logo aqui no Booth Line, que está sendo recuperado pela Fundação Doimo e representa um grande passo para a cidade de Manaus. Um espaço histórico que está sendo revitalizado e que passa a ser ocupado por quem de fato tem direito: a população. E é justamente para essa população que nós trabalhamos, estamos trazendo dignidade e oportunidade por meio desse edital do Manaus Solidária”, destacou o prefeito na solenidade.
De acordo com o presidente e fundador da Fundação Doimo, responsável pela restauração do complexo, Elias Tergilene, esse foi o primeiro grande evento público a ser realizado no espaço que retrata a história de Manaus.
Mercado de origem amazônica
“O Mercado de Origem da Amazônia está sendo preparado para se tornar um verdadeiro centro da agricultura, artesanato, arte e cultura amazônica. A feira foi o ponto de partida para consolidar esse projeto transformador, que busca fortalecer a economia local e valorizar as tradições da nossa região. Agora nós estamos avançando. A partir desse evento de entrega de equipamentos feito pela Prefeitura de Manaus nós damos o pontapé para abrir, cada vez mais, o Booth Line para a sociedade manauara. Temos na programação outros grandes eventos”, destacou.
“Escolher o Booth Line como local desse grande anúncio para as entidades que trabalham todos os dias pela inclusão mostra justamente aquilo que valorizamos: o respeito à cultura, ao povo manauara e a nossa história. Nós conseguimos juntar todos esses pontos importantes em um único evento”, destacou o presidente do Manaus Solidária, Emerson Castro.
Bonde voltará ao Centro
Durante o evento, além de anunciar um novo edital do Manaus Solidária para março do ano que vem, o prefeito David Almeida divulgou que o Complexo do Booth Line será a instalação da estação inicial do circuito de bonde no Centro de Manaus.
“Manaus foi uma das primeiras cidades do Brasil a implementar o sistema de transporte por bonde, e nós teremos isso de novo aqui. A estação inicial será no Booth Line e passeará pelos principais pontos turísticos do nosso centro histórico. É um elemento da memória tradicional da cidade que tem um apelo cultural muito significativo. A proposta é que o bonde incentive ainda mais o turismo nessa região”, disse ele.
Manaus Belle Époque
Os Bondes de Manaus foram um sistema de transporte público que serviu a cidade de Manaus entre 1899 e 1957. Em 25 de fevereiro de 1898 foi fundada a companhia americana Manáos Railway Company, em Nova Iorque, que construiu as linhas e inaugurou os bondes em 1º de agosto de 1899.
A companhia Manáos Railway Company operou os bondes de Manaus até 1907. Em 1908 é trocada a direção do serviço de bondes, assumindo a companhia Manáos Tramways & Light Company Limited, empresa formada por capitais ingleses, cuja sede principal era em Londres. A troca de direção em 1908 se deu em detrimento da Manáos Railway não conseguir atender de maneira eficiente os serviços na cidade, recebendo inúmeras críticas.
O serviço de bondes desempenhou um papel importante na mobilidade urbana de Manaus, sendo o responsável pelo ponto de ligação com os lugares mais distantes do perímetro urbano e criou a possibilidade de deslocamento ágil em curto tempo. No período provincial, já se discutia a implantação dos bondes em Manaus, apresentando-se as vantagens que esses veículos exerciam no desempenho das modernas sociedades, sendo desse período a aprovação da Lei nº 595, de 1882, que autorizava o presidente da Província a contratar a empresa paraense Almeida & Fialho ou interessada outra para a instalação do sistema de transporte de viação movido por tração animal com “carros americanos sobre trilhos railways e sobre trilhos de sistema Bourgois para carga e passageiros”.