Às vésperas do Natal, o icônico Largo de São Sebastião, centro histórico da cidade, recebeu as últimas apresentações do ‘O Mundo Encantado do Natal’, promovido pelo Governo do Amazonas e executado pela Secretaria de Estado e Economia Criativa. O encerramento da programação ocorreu na segunda-feira (23), no palco montado ao lado da árvore de Natal. A noite contou com uma série de atrações artísticas, espetáculos musicais e apresentações emocionantes.
Para o diretor de eventos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Jose Luis dos Santos, o encerramento da programação cultural natalina no Largo de São Sebastião, Teatro Amazonas, Casa das Artes e Centro Cultural Palácio da Justiça (CCPJ) movimentou o Centro de Manaus durante esses 23 dias de programação.
“Foram apresentações em vários centros culturais abertos ao público, proporcionando experiências únicas. Vamos encerrar o ano de 2024 celebrando o envolvimento do público que participou ativamente durante todos esses dias, e isso é muito importante”, ressaltou José Luiz.
Aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de visitar a árvore de Natal e a ornamentação do seu entorno podem aproveitar o cenário até o dia 6 de janeiro, incluindo toda a iluminação cênica que transforma o Largo de São Sebastião em um espaço mágico e encantador.
O diretor de eventos aproveita para convidar a população para a segunda edição do Réveillon do Largo, que acontece no dia 31 de dezembro. A programação especial de fim de ano contará com atrações locais, iniciando às 17h com atividades voltadas para o público infantil e se estendendo até às 5h da manhã, prometendo uma virada de ano memorável.
Largo de São Sebastião em festa
A noite de encerramento contou com o show musical de Victor Camilo, que encantou a plateia com um repertório de clássicos como, “Noite Feliz”, “Ave Maria” e “White Christmas”. Em seguida, o público foi transportado para O Mundo Encantado do Natal com a estreia do espetáculo “A Busca de Merry e Christman pelo Espírito Natalino”. A narrativa cativante trouxe à vida personagens encantados do universo natalino, que prenderam a atenção da plateia a cada cena.
Samuel Rosas e Vânia Rosas, responsáveis pelo espetáculo, emocionados, agradeceram a oportunidade no emblemático Largo São Sebastião. “Esse é o nosso primeiro grande espetáculo aqui. Agradecemos imensamente à Secretaria de Cultura por nos proporcionar esse momento tão especial, que marca a nossa história, ainda mais em uma época tão significativa como o Natal”, comentaram.
Uma das atrações marcantes da noite foi a apresentação de hip hop “Criar Urbano”, que dominou o palco com energia e criatividade. O espetáculo trouxe performances de breaking e locking, com coreografias únicas que exaltaram a força e magnitude da dança urbana.
O encerramento da celebração foi orquestrado pelo Coral Belcanto. Com uma performance que transitou por diferentes estilos musicais, o grupo mesclou o repertório tradicional natalino com arranjos modernos de jazz e pop.
Na plateia, pela primeira vez no Largo São Sebastião, a aposentada Amara Santana, de 63 anos, compartilhou sua emoção ao prestigiar o evento e revelou encanto pelo palco montado ao redor da árvore de Natal. “Nunca tinha visto de perto essas apresentações de Natal, só pela televisão. É uma emoção totalmente diferente, algo único”, contou Amara.
Casa dos Brinquedos Encantados
Também encerrou na noite de segunda-feira, o funcionamento da Casa dos Brinquedos Encantados, a atração que se tornou um verdadeiro sucesso entre o público infantil, oferecendo atividades lúdicas e oficinas criativas, especialmente pensadas para os pequenos de até 5 anos. O espaço, montado na Casa das Artes, incentivou a imaginação das crianças proporcionando uma experiência livre da tecnologia, com foco em brinquedos atemporais e na confecção de enfeites.
Fábrica do Papai Noel
A Fábrica do Papai Noel, também cumpriu o seu papel de encantamento dos visitantes de todas as idades, oferecendo um espaço imersivo no Centro Cultural Palácio da Justiça. O prédio histórico recebeu ornamentação, personagens imersos na história, duendes com figurinos de cores vibrantes, revelando os bastidores da Fábrica do Noel em pleno funcionamento.
Rosana Rocha, 51 anos, compartilhou da sua experiência na Fábrica do Papai Noel, ressaltando que visita o espaço cultural, desde a infância do seu filho, Artur Rocha, hoje com 15 anos. “Esta edição trouxe mais variedades, apresentações. Todo ano é algo único. Embora o Natal sempre seja uma surpresa, é extremamente emocionante. A gente realmente sente a magia do Natal, como se viajássemos no tempo com esse cenário natalino que lembra brinquedos antigos”, relatou Rosana, engenheira florestal.
A Casa dos Brinquedos Encantados, a Fábrica do Papai Noel, a exposição de Presépios no Teatro Gebes Medeiros, a mostra Régio Natalino Mesa Contemporânea, na Galeria das Artes, além das apresentações artísticas nos demais espaços culturais, representam o resultado de um trabalho coletivo que uniu artistas, produtores e profissionais da cultura.