É triste, mas não é novidade para ninguém. Motociclistas arriscam a vida e do passageiro cortando na frente de veículos grandes ou subindo por cima das calçadas e meios-fios para chegarem mais rápido. A proliferação de mototaxistas irresponsáveis aumenta a cada dia nas ruas de Manaus.
No ano passado, houve um aumento de 31% no número de motociclistas mortos no trânsito de Manaus, comparado com o ano anterior. Eles representam 158 vítimas fatais, no total de 309 pessoas mortas nas vias da capital amazonense, no mesmo período. Em 2023, 120 pessoas morreram em colisões envolvendo motos, evidenciando uma tendência crescente de risco para esse grupo.
Aumento de vítimas
Nos registros de acidentes fatais em geral, houve o aumento de 21% de mortes no trânsito, nos últimos 12 meses. É o maior percentual nos últimos 24 anos, de acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
A imprudência no trânsito se destaca como uma das principais causas desses acidentes, segundo especialistas.
Maiores infrações
Atitudes como avanço de sinal vermelho, excesso de velocidade e falta de respeito às regras de trânsito continuam gerando situações trágicas que poderiam ser facilmente evitadas.
Para “Esses números refletem não apenas uma falha na fiscalização, mas também um comportamento dos condutores que precisa mudar”, apontou Manoel Paiva, especialista em trânsito. Enquanto não houver uma conscientização real por parte dos condutores, acidentes fatais continuarão ocorrendo.
Medidas
Recentemente, a fiscalização por meio de radares de controle de velocidade começou a aplicar multas, para assim, tornar o trânsito mais seguro.
Os equipamentos, instalados em pontos estratégicos da zona Oeste da cidade, registraram 1.274 multas no primeiro dia de funcionamento, em Manaus.
Los Angeles a cidade dos anjos virou fornalha do diabo
Los Angeles parece mais a Cidade dos Anjos caídos. Vazia e sem forma, tipo Gaza ou Hiroshima após a 'Destruidora...