Respondendo com trabalho aos críticos – e muito trabalho – o ex-gordo, conhecido carinhosamente como Cipó Junior, o vice-prefeito e secretário Municipal de Obras, não passa o dia esquentando cadeira e em gabinete fazendo selfie, em resposta à adversidade temporal. Independente do tempo, faça chuva ou sol, ele está nas obras que a prefeitura de Manaus está tocando pela cidade. Renato apagou a imagem do vice que só servia para compor chapa – aliás tema de calorosos debates no Congresso Nacional, que quer acabar com a figura do vice – e arregaçou as mangas para mostrar que não é uma figura decorativa. Só tem um defeito, dizem as pessoas que o cercam: é humilde demais.

Pecado original
Humilde mas não leso, diga-se de passagem. Acostumado a acordar cedo e trabalhar pesado – todo feirante sabe o que é isso – ele disse que responde com trabalho aos falatórios daqueles que só sabem falar mal de tudo. Mesmo sem formação acadêmica, ele está arrumando a cidade. Na inauguração, em janeiro, do espaço esportivo do bairro Armando Mendes, ele reagiu a críticos de obras da pasta que também é titular, a Seminf. “Para aqueles que pejorativamente chamam nossas obras de ‘só tinta’, eu sugiro passarem óleo de peroba em suas caras”.
Conforme ele, as obras da gestão David Almeida são exemplos de compromisso com a cidade. Dessa forma, disse ele, as realizações vão muito além do “falatório”.

Obras a serem entregues
Sob a gestão de Renato Junior ele terá a missão de entregar o complexo viário Rei Pelé no primeiro semestre deste; coordenar a construção do complexo viário localizado entre as avenidas Brasil e Coronel Teixeira, que se chamará “Passarão”, em homenagem ao empresário José Ferreira de Oliveira, fundador do porto Chibatão, entre outras obras.
“Eu quero aqui agradecer o trabalho do Renato nessa eleição, em que esteve junto conosco, foi um dos coordenadores, e que agora volta como secretário, dando continuidade aos trabalhos estruturantes na cidade de Manaus. Sobre aquele complexo viário da Compensa, a prefeitura vai homenagear um dos maiores empreendedores amazonenses que é o Passarão”, declarou Almeida, ao reempossar Renato na Seminf.

Mais obras e mais obras
O prefeito ainda citou quais são as demais obras de infraestrutura que serão realizadas pela Seminf, como o alargamento da avenida do Turismo, entre o aeroporto internacional Eduardo Gomes até a rotatória da Ponta Negra, que terá uma nova faixa nos dois sentidos.
Ainda estão previstos serviços de interligação da avenida Max Teixeira com a avenida do Turismo, conclusão do recapeamento da avenida Coronel Teixeira, que terá as três faixas livres, com extinção da ciclofaixa, e o recapeamento da avenida Brasil. O alargamento da avenida André Araújo e a interligação da avenida Maneca Marques com a avenida Ephigênio Salles.

Não esqueceu as origens
Atual secretário de Infraestrutura e vice-prefeito eleito no último pleito municipal, Renato Junior é manauara e formado em gestão pública. Ainda garoto, passou a trabalhar na tradicional feira Manaus Moderna ao lado dos pais, o casal de feirantes seu Renato e dona Menta. Aos 22 anos, ingressou no mundo do empreendedorismo e passou a trabalhar por conta própria na área da Construção Civil.
Em 2021, graças à sua larga experiência com feiras e com a cadeia produtiva, foi convidado pelo prefeito David Almeida para administrar a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc). Durante a pandemia, por exemplo, providenciou a sanitização das feiras e, durante a cheia do rio Negro, sob determinação do prefeito David Almeida, viabilizou em sete dias a criação da primeira “feira flutuante” do Brasil, ideia que garantiu a continuidade do trabalho dos feirantes da Manaus Moderna.
