Com total repúdio a atitude como a ambulante foi tratada, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), desaprova abordagem truculenta a uma vendedora haitiana na Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro Histórico de Manaus, na quinta-feira (13). David disse que “aquele não é o procedimento adequado da prefeitura”. “Eu peço desculpas da senhora”, afirmou o prefeito.
A abordagem foi feita por fiscais da prefeitura com apoio de guardas municipais. Eles apreenderam a banca e os produtos que a mulher vendia no local sem autorização. A ação, no entanto, foi agressiva e criticada pela população e por vereadores de Manaus. A cena foi registrada em vídeo por pessoas que estavam próximas ao local.
David disse que a prefeitura tenta organizar os espaços públicos, que a abordagem à mulher não foi adequada e que “excessos serão coibidos e punidos”. David disse que determinou que a mulher receba assistência para continuar a trabalhar. “Aquele episódio de ontem foi lamentável, eu me desculpo, peço desculpas da senhora. Inclusive já falei como secretario, se possível for, coloco à disposição dela um box dentro de uma feira ou de uma galeria para que ela possa conseguir o sustento da sua família, disse o prefeito.