Um homem de 26 anos procurou a Delegacia de Polícia da Mulher de Cuiabá, na última quinta-feira, para denunciar agressões físicas por parte de sua esposa. O casal reside junto há três meses e tem um filho de dois anos. No calor de uma discussão, o homem relatou que sua esposa, cujo nome foi mantido em sigilo, desferiu um soco em seu rosto, o segurou pelo pescoço e depois deu-lhe uma rasteira que o deixou estatelado no chão, montou em cima e aí foi só couro.”Não satisfeita, ela ainda deu duas bicudas na minhas costelas”, disse ele à delegada.
Preocupado com sua segurança e a do filho, ele decidiu tomar medidas legais. Ele mostrou um vídeo onde ela aparece montada e dando vários socos na cara dele. As autoridades policiais estão investigando o caso e tomarão as medidas adequadas para garantir a segurança e o bem-estar de todas as partes envolvidas.
Homem pode denuncia pêia?
A condição de vítima em um relacionamento abusivo não é exclusiva das mulheres (embora seja este o cenário mais comum). Homens podem, sim, ser vítimas de relacionamentos abusivos e até mesmo violentos, seja o parceiro outro homem (uma relação homoafetiva) ou mesmo uma mulher. A propósito, há casos em que o homem é vítima dos mais variados tipos de violência praticados por sua companheira, como uma tentativa de homicídio, por exemplo.
Aliás, é relevante registrar que o artigo 129, § 9º, do Código Penal, ao tratar da lesão corporal praticada no âmbito da violência doméstica, não exclui a possibilidade de o homem figurar como sujeito passivo, isto é, como vítima.