Tropas do 3º Pelotão Especial de Fronteira da Vila Bittencourt, no município de Japurá (a 3.700 km de Manaus), apreenderam 252 quilos de skunk, avaliados em R$ 5 milhões. Durante a ação, realizada neste domingo (23), três suspeitos foram presos, sendo um colombiano e dois brasileiros. A apreensão ocorreu no rio Japurá, na fronteira com a Colômbia, durante patrulhamento fluvial.
Os militares avistaram uma embarcação suspeita e deram ordem de parada. Durante a revista, foram encontradas diversas sacolas de fibra contendo a droga, além de uma pistola calibre Ponto 40 com munições. Manaus era o destino
Segundo os militares, o entorpecente tinha como destino provável grandes centros urbanos, como Manaus. Os três presos e a droga apreendida estão sob custódia das autoridades militares e serão encaminhados à Polícia Federal para os procedimentos legais. A ação faz parte da Operação Curaretinga I, que reforça o combate aos crimes na faixa de fronteira, incluindo o tráfico internacional de drogas.
De acordo com o Exército, a operação destaca a importância estratégica dos Pelotões Especiais de Fronteira, como o 3º PEF, integrante do Comando de Fronteira Japurá/17º Batalhão de Infantaria de Selva, subordinado à 16ª Brigada de Infantaria de Selva, uma das grandes unidades operacionais do Comando Militar da Amazônia.