A “Operação Carnaval Sem Medo” resultou na prisão de 20 pessoas por crimes como roubo, homicídio e peculato em Manaus. A ação, iniciada na última segunda-feira (24), segue em andamento até esta sexta-feira (28). Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 12 detenções por descumprimento de medidas cautelares.
Entre os presos está Dorian Moreira Cavalcanti, condenado a 22 anos e 4 meses de prisão por quatro roubos. Segundo o delegado Guilherme Torres, Dorian já havia sido preso anteriormente por envolvimento em um esquema de desvio e venda ilegal de asfalto para condomínios. “Ele foi condenado por diversos roubos, totalizando mais de 20 anos de prisão”, destacou o delegado.
O delegado Fábio Aly, titular da Polinter, afirmou que a operação focou na captura de criminosos considerados altamente perigosos, incluindo um foragido por roubo no Rio de Janeiro e um homicida de Maués. Outro detido foi André Luiz Farias de Castro, condenado a 11 anos de prisão por roubo e homicídio cometidos em março de 2029, no bairro Colônia Terra Nova, zona Norte da capital.
“Selecionamos alvos prioritários, dando ênfase a condenados em regime fechado e criminosos reincidentes, especialmente assaltantes. Como resultado, realizamos 19 prisões de assaltantes, sendo que 12 dessas pessoas romperam a tornozeleira eletrônica”, explicou o delegado Fábio Aly.
O trabalho contou com o apoio da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai). De acordo com Divanilson Cavalcante, a cooperação entre as forças de segurança será mantida para ampliar a eficiência das operações e garantir maior segurança à população.