Virar uma metrópole tem seus dissabores. Cenas que antes só víamos em filmes de ação, tornam-se corriqueiros em Manaus. A último foi um extremista que invadiu uma sinagoga mas não encontrou o rabino. Para não perder a viagem, fixou nas paredes, documentos contendo símbolos alusivos à suástica nazista e mensagens caracterizadas como crime de ódio. Foi em cana.

Arrombamentos saíram de moda
Com o advento dos celulares, arrombamentos e roubos em comércios e residências saíram de moda. Manaus registrou durante este primeiro trimestre, uma queda de 21,36% nos crimes de roubo à residência e redução de 22,86% em estabelecimentos comerciais. Menos mal.

Guerra dos Sexos
A OAB Amazonas se prepara para eleição inédita no Quinto Constitucional, com a escolha dos seis advogados mais votados para desembargador no TJAM. Eles disputarão a vaga a ser aberta pela aposentadoria do desembargador Chalub, no segundo semestre deste ano. Jean Cleuter, capo da Ordem, diz que essa escolha será paritária, tendo três nomes de homens e três nomes de mulheres.

A praga das adegas
Tudo que não presta vem pra Manaus. As adegas, que servem como ajuntamento de traficantes, viciados e assaltantes, são a moda do momento. Montadas no meio das ruas, a barulheira vai até o dia amanhecer.

ZL é terreno fértil
Por conter grandes núcleos populacionais, a Zona Leste foi o ponto ideal para eles. Mas o “zómi” acabaram com a farra. Cinco estabelecimentos foram autuados e fechados entre sexta e madrugada de sábado. A força-tarefa atuou, nesta primeira fase, no Coroado e São José.

Dindin na conta
Moradores de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, vão receber o Bolsa Família de abril antes da data oficial. Elas estão entre os mais de 500 municípios onde o pagamento será antecipado por causa da situação de emergência ou calamidade pública. A liberação do benefício começa no dia 15 de abril, independentemente do final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários.
Ninguém Merece
* A Prefeitura bem que tenta, mas a verdade é que, para resolver o problema do trânsito, só mesmo com um Metrô de Superfície…ou pela via fluvial. Aumentou o número de carros e o número de ruas continua o mesmo.
* As águas do rio Negro estão subindo e subindo. Da Manaus Moderna já dá pra ver como será essa cheia.
* Não é notícia repetida: os coletes salva-vidas nos ajatos que saem para Novo Airão e Barcelos estão rasgados e em número reduzido.
* Com os elevadores trancados nas plataformas, idosos e gestantes se arriscam a atravessar no trânsito louco da Constantino Nery.
* Se liberarem os elevadores, os moradores de rua e vândalos arrancam as portas e vendem nas sucatarias.