Com toda a empolgação de quem quer voltar a casa, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, discursou na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), com pinta de quem busca voltar a ser deputado para ajudar Omar Azziz no rumo do Governo do Amazonas.
Em sessão especial em homenagem aos 58 anos da Suframa, Boscão celebrou a aprovação da reforma tributária com a manutenção das vantagens fiscais da Zona Franca de Manaus, bem como fez um histórico ressaltando os impactos socioeconômicos provocados pela ZFM.
“A cerimônia reafirmou o papel estratégico da Suframa não apenas como gestora de incentivos, mas como promotora de um modelo de desenvolvimento que alia crescimento econômico, inclusão social e conservação ambiental. Uma missão que deve continuar guiando as ações da Autarquia nos próximos anos”, afirmou Saraiva.
Os parlamentares e representantes da Autarquia, ao lado de Bosco, defenderam o fortalecimento institucional da Suframa, destacando seu papel não apenas como promotora do desenvolvimento econômico, mas também como parceira essencial na preservação da floresta amazônica e na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável e socialmente inclusivo.
Histórico político exemplar

- Bosco foi eleito pela primeira vez vereador de Manaus nas eleições municipais de 1992 – cargo exercido até o ano de 2004, por três mandatos consecutivos.
- Presidiu a Câmara de Vereadores por duas vezes, sendo também vice-prefeito durante o biênio 1995-1996. No exercício da função de vereador, foi nomeado presidente de inúmeras Comissões Permanentes da CMM, com destaque para o cargo de Relator do último Plano Diretor da cidade de Manaus, e participação nas de Grilagem de Terras, Cartel de Combustíveis, e a do Ressarcimento.
- É o autor da lei da meia-entrada para estudantes em eventos culturais e da lei que instituiu o Imposto Simplificado, conhecido como Simples.
- Em 2004, concorreu ao cargo de vice-prefeito na chapa de Amazonino Mendes.
- No ano de 2006, disputou o cargo de deputado estadual, alcançando a suplência, e em 2009, após a decretação da perda do mandato do deputado estadual Edílson Gurgel (PRTB), assumiu a vaga de parlamentar.
- No ano de 2012, foi eleito, novamente, vereador e conduzido pela terceira vez à presidência da Câmara Municipal de Manaus.
- Em 2014, se elegeu deputado estadual e passou a presidir a Comissão de Cultura.
- Bosco Saraiva também assumiu cargos no Executivo como o de Presidente da Empresa Municipal de Urbanização- Urbam, Secretário de Estado de Infra-Estrutura e Diretor-Presidente de Planejamento Urbano (2009/2010).
- Em 2017, foi eleito vice-governador de seu estado, para um mandato tampão na chapa de Amazonino Mendes, assumindo a Secretaria de Segurança Pública, no período de outubro de 2017 a abril de 2018.
- Seu primeiro mandato como deputado federal foi em 2018.