A Suframa realizou, nesta quarta-feira (17), uma visita institucional à unidade da empresa Foxconn do Brasil Indústria e Comércio, localizada na avenida Açaí, no bairro Distrito Industrial, zona Sul de Manaus. A fábrica é voltada à produção de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos.
A comitiva da Autarquia foi recepcionada pelo diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Foxconn, Nelson Narimatu, e pela gerente de projetos, Marcela Jannuzzi, que apresentaram as instalações da unidade, bem como os principais projetos em andamento.
A fábrica de Manaus, denominada Foxconn Brasil Latino América (FBRLA), conta com 839 colaboradores, entre efetivos e temporários, e tem como foco a produção de placas eletrônicas. Um dos destaques do encontro foi a discussão sobre os investimentos da empresa na implantação de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA), cujo maior desafio ainda é a viabilização técnica e operacional até o final de 2025.
A visita desta quarta-feira foi fruto de um encontro realizado na semana passada (9), quando o diretor Nelson Narimatu esteve na sede da Suframa para apresentar o plano de investimentos da Foxconn em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na área de abrangência da Autarquia – que compreende os estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá. Na ocasião, foram destacadas iniciativas voltadas ao fortalecimento de capacidades tecnológicas em setores estratégicos como saúde e agricultura.
Além da unidade visitada nesta quarta-feira, a Foxconn também mantém em Manaus a fábrica da Foxconn Moebg Indústria de Eletrônicos, situada na Rua Ipê, no Distrito Industrial I, que foi visitada por representantes da Suframa no dia 3 de outubro de 2024, como parte do acompanhamento institucional às empresas incentivadas da região.
A comitiva da Suframa foi composta pelo superintendente Bosco Saraiva; pelo superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro; pelo superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira; pelo auditor-chefe, Damon Castro; técnico da coordenação-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, administrador Adamilton Mourão; e pelo gerente de projetos da Secretaria Adjunta Executiva (SAE), Ozenas Maciel. “A visita à Foxconn é mais uma demonstração do propósito da Suframa de intensificar o diálogo com o setor produtivo da Zona Franca de Manaus e apoiar iniciativas inovadoras”, frisou Saraiva.