O que não é por acaso do tempo, que o glorioso Omar, sai na pole e gritando com o bafafá de vantagem eleitoral que todo mundo está vendo e comentando que 100% dos prefeitos e ex-prefeitos do Amazonas já confirmaram que irão ao evento na OAB, sexta-feira, e gostariam de um sorriso pra emplacar o Ganso no primeiro turno em 2026. O descendente de árabe, Omar Abdel Aziz, virtual, para não dizer oficial, candidato ao governo ainda costura alianças e, segundo dizem nos bastidores, não esperou a Semana Santa terminar para oficializar a pré-candidatura ao governo, por ora sendo falado só em aparições ao lado de David Almeida e de Eduardo Braga.

Todo o Alto Clero presente
O grande encontro na sede do Clube da OAB-AM, reunirá representantes de todos os 62 municípios: prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, deputados e lideranças de diferentes bandeiras políticas com o objetivo declarado de “construir laços e firmar parcerias em defesa de projetos estratégicos para preparar o Amazonas para o futuro a partir de direcionamento de recursos para ações estruturantes como a proteção de empregos da indústria e comércio da Zona Franca, a bioeconomia, o asfaltamento da BR-319, a construção de moradias e investimentos em saúde, educação, segurança pública, entre outros temas de interesse da população”. Pelo menos, oficialmente, este é o tema do encontro. O evento foi articulado pela assessoria de Duda Braga.

Dupla dinâmica
Duda fechou, mas a grande dúvida seria David Almeida que sempre afirma que todo mundo sabe que ele sempre esteve com Eduardo Braga, para o Senado, e com Omar…”para governo” é o final da frase que ele nunca completa, mas segundo os mais chegados, David Almeida se fará presente acompanhado de seu fiel escudeiro, Renato Júnior.

A Lagoa dos “Patos”
O prefeito fundista David foi mais longe. Lançou, na quinta-feira, em um podcast, o nome da filha dele, Ariel, para compor uma chapa para governo como vice. “Eu vou apoiar um candidato ao governo e eu já tenho até o nome do vice: É Ariel. A primeira suplente é Ariel, a minha coringa”, disse. Jogando com as palavras, ele disse que vai apoiar “um candidato”, mas não disse o nome, nem o gênero do candidato. E correu pra Compensa, ao lado de sua amada esposa contemplar o Lago dos Patos (?) que a prefeitura revitalizou esse mês. Mas, será que a moça tem os votos que tanto Omar vai precisar na capital, onde o fantasma de farda do coronel Menezes ainda ronda?

Turvo e corriqueiro
O caso é muito simples e corriqueiro e a lei é clara como as águas dos igarapés do Quarenta e Mestre Chico, antes e depois da intervenção do Prosamim de Eduardo Braga – que já sacou o seu Jesus, da prefeitura. Se todos os prefeitos do Amazonas já confirmaram suas presenças e serão abençoados com generosos repasses federais em suas obras com a utilização (i)legal de recursos públicos com finalidades explicitamente eleitoreiras, punível para angariar votos, quem faltar ao conclave será punido exemplarmente, independente da desculpa. O cardeal Wilson Lima não foi para o funeral do Jorge Mário e já está com nome dessa turma nos papeizinhos que irá queimar, na Compensa.