Wilson Lima voltou a declarar que irá “cumprir a missão até o final”, referindo-se à continuidade de seu mandato e à possibilidade de se candidatar ao Senado nas eleições de 2026. A afirmação foi feita durante a inauguração da nova ligação viária entre o Distrito Industrial e o Centro de Manaus. Em fevereiro, na Aleam, ele também deixou em aberto sua candidatura ao Senado. Mas ninguém acredita que ele não vá concorrer.

Pisando em ovos
Discreto, o vice-governador Tadeu de Souza está mais arisco do que peixe, evitando se posicionar politicamente. A prova é que não apareceu nem na festa de Omar, nem na inauguração no mesmo horário, de Wilson Lima. Ano passado, ele coordenou a campanha vitoriosa de David Almeida, seu correligionário e avalizador de sua candidatura a vice-governador em 2022. O fez sem declarar abertamente um rompimento com o governador Wilson Lima. Tadeu não quer briga com ninguém.

A luta continua
A aprovação, na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional de um projeto que propõe a criação da chamada Zona Franca do Distrito Federal (ZFDF) reacendeu um alerta no Amazonas: proteger sempre o modelo ZFM. Em 2023, tentaram aprovar um projeto que criava uma ZF no Vale do Jequitinhonha, mas Saulo Viana, provando com argumentos técnicos a inviabilidade da medida, vetou o projeto. Agora voltou de novo.

Sem vigilância
Já se tornou praxe salários de servidores da Saúde e dos vigilantes atrasarem. Os vigilantes terceirizados das empresas Probank e Locati, há quatro meses enfrentam atrasos salariais e seguem sem qualquer resposta do Governo do Estado. Na semana passada eles voltaram a ocupar a Aleam para pedir providências. Desde janeiro eles não recebem. Ameaçam greve.

Alerta vermelho
A Covid-19 volta com toda força em Manaus e em alguns municípios do interior. A Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira decretou a adoção imediata do uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados no município. O aumento expressivo dos casos de Covid-19 foi detectado pela Defensoria Pública, que fez a recomendação. Em abril, até a última terça-feira (22), foram 897 casos suspeitos com 378 diagnósticos positivos.

No céu de asa dura
O sonho de voar está mais perto do que nunca, para quem vive na Amazônia. O Aeroclube está com vagas abertas para três cursos essenciais para quem deseja ingressar na aviação civil. As aulas têm início já no mês de maio, com turmas também previstas para julho, oferecendo opções em diferentes turnos e modalidades: Piloto Privado de Avião, Piloto Comercial e Agente de Aeroporto.
NINGUÉM MERECE
* Um soldado novato da PM desviava armas da corporação e vendia para os bandidos. É Preciso ter mais rigidez com a seleção de novos recrutas.
* O MP está de olho nas festas do interior. Simone Mendes é a queridinha dos prefeitos amazonenses para o “pão e circo”.
* Uma coisa não se pode negar, o contingente maciço da Guarda Municipal, no Centro, diminuiu o número de assaltos. Afora os excessos de poucos, o sistema está funcionando.
* A VISA Manaus tem que fiscalizar e descobrir de onde vêm as fezes que estão “empesteando” o ar do São Jorge. As águas paradas debaixo da ponte Joana Galante pioram a situação.
* Os alternativos “Amarelinhos” continuam porfiando na Grande Circular, uns com os outros, para ver quem pega mais passageiro. Quando tem pouco, os motoristas “dão um prego” nos carros, para não completarem a viagem.