É só o começo: A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara de Deputados aprovou parecer favorável à criação da Zona Franca de Goiás e entorno, que funcionará no sistema de livre comércio de exportação, importação e de incentivos fiscais especiais idêntico à de Manaus.

Tiro de misericórdia
Caso a nova zona franca seja instalada, simplesmente elimina a nossa Zona Franca, já que a nova área incentivada estará em uma região, Centro-Oeste, muito mais próxima dos grandes centros consumidores do país, com uma logística eficiente e menos onerosa: a rodoviária.

Falta de aviso não foi
Vem enchente monstra por aí em Manaus e área metropolitana. O Rio Negro ultrapassou a cota de inundação, de acordo com o boletim sobre a cheia, divulgado pelo governo. A enchente já afeta algumas áreas da cidade, especialmente os bairros mais próximos da orla. O interior já submergiu e Anamã virou a Veneza tropical.

Alternativa de renda
A ManausCult deixou um pouco de lado os ôba-ôbas e resolveu focar na geração de renda própria na periferia, através de um projeto de “Capacitação e Qualificação Profissional no Turismo de Base Comunitária”. A iniciativa, prevê investimento de R$ 500 mil voltados à qualificação de jovens e adultos de comunidades estratégicas, como Colônia Antônio Aleixo, Centro Histórico e comunidade do Tupé.

Belle époque
A rua Guilherme Moreira, no Centro, está recebendo um calçamento de pedras portuguesas, que estão sendo recolocadas artesanalmente e individualmente. Inicialmente, é executado um contrapiso para preparar a área. Cerca de 300 unidades das pedras portuguesas serão implantadas em 1 m² da calçada. Boa!

Cobra sem cabeça
Com a prisão de um coronel da PM, que era o cabeça de um grupo de flanelinhas que agiam na Arena da Amazônia, a tchurma que operava na Manaus Moderna, sumiu. Na tarde de segunda-feira não tinha uma viva alma extorquindo os motoristas.
NINGUÉM MERECE
* Manaus vive o que aconteceu em São Paulo há trinta anos, quando um pequeno grupo de drogados acampou em um local, onde hoje é a Cracolândia. Da Praça da Matriz, eles estão se espalhando para outras áreas.
* Um vídeo postado ontem na Internet oferecia emprego para operador de drone. Detalhe: os contratantes eram os piratas dos rios do Amazonas. Tão logo os tiras souberam da palhaçada, os vídeos foram apagados.
* A Marcha para Exu, aqui em Manaus, não está recebendo apoio governamental de ninguém. Os organizadores reclamam que não estão recebendo a mesma deferência concedida à Marcha para Jesus. O Estado é laico, alegam.
* Enquanto a polêmica sobre o nome da castanha do Pará, ou é da Amazônia? Ou é do Brasil? Não importa, continua, o produto está fazendo a fortuna dos revendedores: estão cobrando no quilo 148 pilas.
* Daqui a pouco não vai dar mais para atravessar a Ponte do São Jorge à pé. As placas de ferro estão todas soltas e carcomidas.