A conta de luz vai ficar mais barata no Amazonas a partir de 26 de maio. A redução na cobrança foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e vai beneficiar mais de 1 milhão de unidades consumidoras no estado. A medida faz parte do Reajuste Tarifário Anual de 2025 da Amazonas Energia, responsável pela distribuição e comercialização de energia nos 62 municípios amazonenses.
A aprovação ocorreu na terça-feira (20). Com o novo reajuste, consumidores residenciais atendidos pela distribuidora terão uma redução de 2,47% nas tarifas, válida a partir da próxima segunda-feira (26).

Redução de 1,35%
No geral, o reajuste apresenta uma redução média de 1,35% nas tarifas. Para consumidores em alta tensão, como grandes indústrias, haverá um aumento médio de 0,77%. Já para os consumidores em baixa tensão — que inclui residências, áreas rurais, iluminação pública e similares — a redução será de 2,20%.

Custos de aquisição
A redução deste reajuste foi impactada, especialmente, pela queda nos custos de aquisição e transporte de energia, e pela retirada de componentes financeiros anteriores já quitados.
A Revisão Tarifária Periódica (RTP) e o Reajuste Tarifário Anual (RTA) são os dois processos tarifários mais comuns previstos nos contratos de concessão.

Processos
O processo de RTP é mais complexo – nele são definidos: (i) o custo eficiente da distribuição (Parcela B); (ii) as metas de qualidade e de perdas de energia; e (iii) os componentes do Fator X para o ciclo tarifário. Já o processo de RTA é mais simples e acontece sempre no ano em que não há RTP. Nesse processo, é atualizada a Parcela B pelo índice de inflação estabelecida no contrato (IGP-M ou IPCA) menos o fator X (IGP-M/IPCA – Fator X). Em ambos os casos são repassados os custos com compra e transmissão de energia e os encargos setoriais que custeiam políticas públicas estabelecidas por meio de leis e decretos.

Ultimo apagão afetou Manaus e região metropolitana
Manaus e cidades da Região Metropolitana sofreram com o último apagão de energia, que ocorreu noite de sexta-feira. Relatos de moradores da capital indicam que diversos bairros foram afetados pela interrupção no fornecimento, registrada por volta das 23h. A Amazonas Energia informou, por meio de nota, que o apagão foi causado pelo desligamento da linha de 500 kV Jurupari-Silves, o que afetou o fornecimento de energia para Manaus, sua região metropolitana e os municípios de Parintins, Itacoatiara e Presidente Figueiredo.

Embolou o meio de campo
O apagão também tem causado instabilidade no sinal de telefonia e internet móvel. Motoristas que trafegaram do Centro, na Zona Sul, até o bairro São José, na Zona Leste, enfrentaram dificuldades devido à escuridão nas vias. Segundo a concessionária de energia, cerca de 3 milhões de pessoas foram afetadas em todo o estado, sendo a maior parte na capital Manaus.
A interrupção de energia ocorreu durante a transmissão do Carnaboi 2025, que acontece no Studio 5, também na Zona Sul. Os brincantes chegaram a levantar os celulares com lanternas para continuar a festa. No local da festa, a energia foi restabelecida com o auxílio de geradores do espaço.