Há tempos esta coluna vem alertando sobre a criminalidade existente nas adegas de rua. Agora a informação é oficial. O delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), fez um alerta contundente sobre o assunto. Segundo ele, bairros como Distrito Industrial, Monte das Oliveiras, Santa Etelvina e Coroado concentram estes locais clandestinos que funcionam sem alvará, com ligações irregulares de energia, bloqueios ilegais de ruas e, o mais grave, com venda de bebidas alcoólicas a menores de idade.

Doidos ou encapetados?
O vereador Roberto Sabino defendeu maior verba para as igrejas evangélicas e menos para tratamentos de transtornos mentais. Nas palavras dele, “o poder público deve fazer um trabalho no sentido de ganhar essas pessoas e levar, digamos, o evangelho”. Baseado sabe-se lá em quê, ele disse que doentes mentais são endemoninhados, trabalho para exorcistas e não para psiquiatras. Este é o nível do atual parlamento municipal.

E por falar em Câmara…
A Câmara Municipal de Manaus criou uma nova comissão responsável por organizar um novo concurso público, uma vez que o realizado no ano passado foi anulado por suspeitas de irregularidades, por recomendação Ministério Público do Amazonas. Só que já foi provado que não houve fraude e o dinheiro dos concurseiros não foi devolvido. Os aprovados dizem que tem algo errado aí.

Acho é pouco
A Operação Cavalo de Aço foi intensificada para tirar de circulação os motoqueiros loucos e ‘motoqueiros fantasmas’ das ruas de Manaus. Na terça-feira, a fiscalização realizada na avenida Nathan Xavier, removeu 18 motocicletas. A ação resultou em 865 verificações, com 213 autuações por infrações diversas. A operação prossegue por toda esta semana.

Saia justa
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, desmentiu o presidente Lula, ao afirmar que o governo Lula não fez nenhum convite para autoridades chinesas virem ao Brasil para debater regulações de redes sociais, em especial o TikTok. A afirmação contraria a própria declaração de Lula, que disse ter pedido ao líder chinês Xi Jinping para enviar “uma pessoa de confiança” ao país para tratar o assunto. Isso é uma amostra grátis da ‘sintonia’ que existe neste governo.

A invasão dos monstros
Entre os anos de 2020 e 2024, foram notificados 10.137 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no Amazonas. A informação é da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas ao apresentar o Boletim Epidemiológico da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no estado. A faixa etária entre 10 e 14 anos concentrou mais da metade dos casos (55,7%), evidenciando a vulnerabilidade acentuada desse grupo etário diante da violência sexual.
NINGUÉM MERECE
* EUA e Europa investigam e limitam uso de vacina contra chikungunya, aprovada no Brasil, após reações graves em idosos. No Brasil, o limite da Anvisa é de 65 anos.
* Nove municípios do Amazonas estão em situação de emergência por causa da cheia. São ele: Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Apuí, Boca do Acre, Guajará, Humaitá, Manicoré e Borba.
* Suspeita de gripe aviária em humanos já chegou no Pará. As autoridades sanitárias do Amazomas devem ficar de sobreaviso.
* A Aleam permanece calada sobre a denúncia de que deputados foram para a Disney, com familiares, às custas de dinheiro público. A Mesa diretora comeu abiu.
* Duas crianças, de 11 e 12 anos, foram atropelados enquanto atravessavam em uma faixa de pedestres na Avenida Arquiteto José Henrique, no bairro Santa Etelvina. O motorista atropelador nem olhou para trás. Quase ninguém respeita as faixas.