Fumar maconha em áreas públicas da cidade, agora, é crime passível de punição. É o que garante uma lei promulgada pelo presidente da Câmara Municipal, David Reis, após esgotado o prazo legal para sanção do Executivo.
A norma estabelece sanções administrativas e medidas educativas, para quem for flagrado fumando maconha em logradouros públicos.

TRE entra na briga
A vice-presidente e corregedora do TRE, desembargadora Nélia Caminha, entrou na luta contra a violência contra a mulher, e fez a abertura de um encontro, destacando a importância da pauta, que atinge mulheres em diversos contextos, independentemente de classe social, faixa etária e escolaridade.
“Às vezes, há uma dependência emocional e econômica, o que torna difícil para muitas mulheres superar essas barreiras”, disse ela.

Aprovado consignado via CLT
O Senado aprovou a criação de uma plataforma digital para centralizar a oferta de crédito consignado a trabalhadores formais, microempreendedores individuais (MEIs), empregados domésticos e trabalhadores rurais.
A proposta, que recebeu votos contrários de senadores da oposição, segue para sanção presidencial.

Nem um nem outro
O ministro Alexandre de Moraes jogou um balde água fria na briga no Congresso e no Governo e puxou o freio de ambos, suspendendo os atos sobre o IOF.
Convocou uma audiência de conciliação entre os Poderes para debater o tema no dia 15 de julho. Para não restar qualquer dúvida, disse Xandão.

SOS Manaus
David Almeida resolveu dar uma repaginada total em Manaus, principalmente na área do Centro Histórico, criando uma Comissão técnica que dará início à revisão do Plano Diretor da cidade.
A ideia é favorecer uma cidade mais conectada, viva e acessível, com ações voltadas à ampliação e preservação de áreas verdes, criação de novos parques e recuperação de áreas de preservação permanente.

“Lindão de Mamãe” foi pra gaiola
Os tiras da Polícia Civil deram uma resposta rápida para a população, prendendo em poucas horas, Thalys Ezagui Martins, de 40 anos, o “Lindão de Mamãe”, que vinha aplicando vários golpes.
Ele aplicou 27 golpes e causou prejuízo de R$ 93 mil em Manaus, envolvendo serviços de móveis planejados em MDF. Ele pegava uma entrada e sumia no mundo.
NINGUÉM MERECE
* Apesar dos ataques da Canalha Paulista, o Amazonas deslancha. A revista Forbes descreveu o Festival de Parintins como o “maior espetáculo teatral a céu aberto do mundo”.
* Continuam acontecendo acidentes com vítimas fatais envolvendo motos, em Manaus. A Câmara vai discutir o problema e tentar achar soluções, depois do recesso.
* Não dá pra confiar no INMET para se programar nada. Manaus submergiu na parte da manhã e após as 13 horas, o solão voltou.
* A previsão era de temporal do dia todo.
* Em questão de Solimões, fundamental é saber que…a cheia continua braba. Mais três cidades ficaram de bubuia hoje.