Fique atento! A Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) vai realizar um mutirão de castração gratuita para cães e gatos no bairro Santa Etelvina, na zona Norte de Manaus. Serão oferecidas 320 vagas para as cirurgias, que acontecerão de 17 a 22 de agosto.
O procedimento será realizado em um castramóvel do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand. Além da castração, o mutirão também oferecerá vacinação antirrábica gratuita. O agendamento das cirurgias será na sexta-feira, 15 de agosto, a partir das 8h30. Os interessados devem comparecer ao castramóvel, que estará estacionado no complexo esportivo Amadeu Teixeira (Av. 17 de Março, s/nº), próximo ao terminal de ônibus do Santa Etelvina.
Para garantir a vaga, é preciso levar cópias de identidade, CPF e comprovante de residência. Não é necessário levar o animal no dia do agendamento. Cada pessoa pode agendar a castração de até dois animais.
A vacinação antirrábica será oferecida para cães e gatos com mais de três meses de idade. Não é preciso agendar para a vacina, que estará disponível de 17 a 21 de agosto, das 9h às 12h, no mesmo local.
De acordo com o veterinário Rodrigo Araújo, gerente do CCZ, a castração é para cães e gatos saudáveis, machos e fêmeas, a partir dos cinco meses de idade. É crucial que os animais estejam livres de carrapatos e outros parasitas. Se parasitas forem encontrados, o serviço será negado, pois eles podem causar complicações durante a cirurgia. A ação de castração é uma iniciativa da prefeitura para controlar e prevenir a esporotricose, uma doença fúngica que afeta animais e humanos. A castração ajuda a reduzir a população de animais de rua e as brigas por território, diminuindo a exposição ao fungo causador da doença.