Dirigir em Manaus não é para principiantes. Quem enfrenta o trânsito todos os dias, conhece bem esta situação, de Norte a Sul, engarrafamentos que se multiplicam logo nas primeiras horas da manhã.
Na zona Leste, o engarrafamento começa desde a feira do Coroado, isto no sentido bairro/Centro, piorando à tarde e na altura do Tribunal de Contas, no sentido Centro/bairros, obrigando motoristas a atalharem por dentro do conjunto Morada do Sol; o problema é que todos têm a mesma ideia e isso inicia outro engarrafamento dentro do conjunto.
Manaus já ultrapassa a marca de 1 milhão de veículos em circulação e conta com cerca de 17 mil ruas. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) recomenda que haja ao menos um agente para cada mil veículos, o que significaria um efetivo de aproximadamente mil agentes de trânsito. O número atual, no entanto, está distante desse patamar.
O vice-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Leda Junior, defendeu que a fiscalização é a chave para reduzir acidentes.
“Manaus é uma cidade grande, com aproximadamente 17 mil ruas, entre cadastradas e não cadastradas. A prefeitura tem feito a sua parte, mas quando falamos em redução de acidentes, só existe um caminho: a fiscalização. Contamos com agentes de trânsito e radares eletrônicos, e temos a certeza de que, ao longo de 2025, conseguiremos diminuir o número de sinistros com vítimas fatais.”
Leda explicou que, apesar de fatores como infraestrutura, iluminação e condições climáticas influenciarem, a imprudência segue como o maior risco nas ruas.
Milhares de “desintera famílias”
Em 27 de julho de 2023, a Prefeitura de Manaus informou que Manaus possuía 270 mil motocicletas. Dados mais recentes do Detran-AM, de abril de 2025, confirmam que a cidade tem uma frota de 1.004.735 veículos automotores, mas não especifica o número exato de motos.
Brigar por um espaço para sair do sufoco dos engarramentos é uma luta diária dos motociclistas, que fazem verdadeiros malabarismos como subir nas calçadas ou atravessar na contra-mão, quase sempre terminando em acidentes.