O Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), enfrentou uma série de instabilidades nesta segunda-feira (29). Segundo relatos de usuários nas redes sociais e dados do site de monitoramento DownDetector, falhas generalizadas afetaram a operação do sistema em diversas instituições financeiras a partir das 11h.
O pico de reclamações foi expressivo: o DownDetector registrou mais de 9 mil ocorrências relacionadas ao Pix às 11h28, enquanto outras agências de notícias reportaram um número próximo a 8,4 mil notificações de instabilidade.
A interrupção não se limitou a um único ponto. Relatos de problemas foram identificados em aplicativos de grandes bancos e fintechs, como Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Nubank e Santander. O padrão de falhas simultâneas em diferentes plataformas levou à conclusão de que o problema estava no sistema central do Banco Central, e não em instituições específicas.
A instabilidade ocorre apenas dois dias após o Banco Central editar a regulamentação do Pix e aprovar um novo manual de penalidades, visando garantir mais segurança no sistema. o Banco Central ainda não se manifestou sobre o ocorrido.