O município de Envira, no sudoeste do Amazonas, enfrentou uma madrugada de terror nesta terça-feira (30), com uma série de ataques incendiários orquestrados por membros de uma facção criminosa.
Os atos de violência foram uma retaliação direta à morte de dois criminosos em confronto com a Polícia Militar. O clima de tensão se agravou enquanto a cidade recebia a visita do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que estava no local para a inauguração do Porto. Os ataques tiveram início pouco após a saída da comitiva ministerial do município, que fica na calha do Juruá, na divisa com o Acre.
De acordo com relatos de moradores e registros nas redes sociais, membros da facção invadiram Envira e iniciaram uma série coordenada de incêndios. O alvo principal foi a garagem de ônibus da cidade, onde veículos foram completamente destruídos pelas chamas, além de residências.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, se manifestou sobre o ocorrido, informando o envio de reforços policiais para o município a fim de conter a onda de violência e restaurar a segurança. Até o momento, não há informações sobre prisões relacionadas aos ataques criminosos.